Assessoria de Imprensa
04/09/2024 09h52 | Atualizada em 04/09/2024 13h40
A Trimble anunciou os vencedores brasileiros do Tekla BIM Awards 2024, destacando projetos que demonstraram inovação e excelência no uso do software Tekla para Engenharia de Estruturas.
Entre os premiados estão o Centro de Aprendizagem e Pesquisa Albert Einstein, que venceu na categoria de “Projetos Públicos”, e a Arena Multiuso MRV, que se destacou entre os “Projetos Comerciais”.
Na categoria de “Projetos Industriais”, o prêmio foi para o Dexco Lote 070, enquanto o Santa Tereza 2A conquistou a preferência no “Voto Popular”.
A premiação da etapa nacional do prêmio ocorre no dia 4 de outubro, em S
...A Trimble anunciou os vencedores brasileiros do Tekla BIM Awards 2024, destacando projetos que demonstraram inovação e excelência no uso do software Tekla para Engenharia de Estruturas.
Entre os premiados estão o Centro de Aprendizagem e Pesquisa Albert Einstein, que venceu na categoria de “Projetos Públicos”, e a Arena Multiuso MRV, que se destacou entre os “Projetos Comerciais”.
Na categoria de “Projetos Industriais”, o prêmio foi para o Dexco Lote 070, enquanto o Santa Tereza 2A conquistou a preferência no “Voto Popular”.
A premiação da etapa nacional do prêmio ocorre no dia 4 de outubro, em São Paulo.
Os projetos exemplificam como o BIM (do inglês, Building Information Modeling) está revolucionando a construção civil, elevando os padrões de complexidade e eficiência.
Em São Paulo (SP), o Centro de Aprendizagem e Pesquisa Albert Einstein, desenvolvido pela Andrade Rezende Engenharia, se destacou pela estrutura de cobertura complexa, “com curvas assimétricas que exigiram alta precisão no projeto”.
Em Belo Horizonte (MG), a Arena MRV – Complexo Esportivo Multiuso, executada pela Codeme Engenharia, utilizou o Tekla para facilitar a visualização de interferências e acelerar a produção de desenhos de fabricação e diagramas de montagem.
“A precisão na previsão dos pesos e centros de gravidade das peças foi crucial para o planejamento seguro do içamento de estruturas treliçadas de até 26 toneladas com guindastes de grande capacidade”, diz a Trimble.
O projeto Dexco Lote 070, realizado pela Pré-vale em Botucatu (SP), tirou proveito do Tekla para melhorar a visualização e o acompanhamento da obra.
“A compatibilização eficiente entre estruturas metálicas e fundações de equipamentos, junto com a verificação das interferências de armaduras, minimizou riscos de erros e retrabalho’, observa.
No caso do Santa Tereza 2A, em Aracaju (SE), executado pela Pedreira Topázio, o uso do Tekla Structures e do Trimble Connect também foi decisivo para o sucesso do projeto.
As ferramentas permitiram a criação de variáveis e fórmulas específicas no "Organizer", atendendo às demandas do cliente com um modelo 100% fiel.
Isso resultou em uma compatibilização eficiente e em quantitativos mais precisos, demonstrando a importância da tecnologia Open BIM na entrega de projetos de alta qualidade.
"É inspirador ver como as empresas estão aproveitando o poder da metodologia BIM para criar soluções estruturais cada vez mais complexas e eficientes", comenta Carlos Costa, diretor técnico e de vendas da Trimble no Brasil.
“Esse prêmio não apenas reconhece a excelência técnica, mas também celebra o impacto transformador que o BIM está trazendo para a indústria", acrescenta.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade