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Tecon Rio Grande aumenta a exportação de soja com verticalização de contêineres

Terminal possui o diferencial de oferecer esse tipo de serviço em contêineres de 20 pés

Assessoria de Imprensa

09/06/2016 11h00


O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do porto de Rio Grande (RS) administrado pelo Grupo Wilson Sons, registrou, nos primeiros quatro meses deste ano, um aumento de 80% na exportação de graneis agrícolas em contêineres de 20 pés, em comparação a igual período de 2015. Segundo a administração do terminal, o maior responsável pelo crescimento foi o serviço de verticalização desse tipo de contêiner, que passou a ser oferecido através de uma parceria com uma empresa local. Além de uma melhor estufagem da carga, o serviço oferece ainda algumas vantagens, como a possibilidade de utilização de até 80% da capacidade de carga das peças, quando comparado ao contêiner de 40 pés. Além disso, a infraestrutura logística de vários países asiátic

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O Tecon Rio Grande, terminal de contêineres do porto de Rio Grande (RS) administrado pelo Grupo Wilson Sons, registrou, nos primeiros quatro meses deste ano, um aumento de 80% na exportação de graneis agrícolas em contêineres de 20 pés, em comparação a igual período de 2015. Segundo a administração do terminal, o maior responsável pelo crescimento foi o serviço de verticalização desse tipo de contêiner, que passou a ser oferecido através de uma parceria com uma empresa local. Além de uma melhor estufagem da carga, o serviço oferece ainda algumas vantagens, como a possibilidade de utilização de até 80% da capacidade de carga das peças, quando comparado ao contêiner de 40 pés. Além disso, a infraestrutura logística de vários países asiáticos, devido a restrições para contêineres de 40 pés, é mais favorável para 20 pés, tornado-se uma alternativa melhor e mais ágil.

“O contêiner de 20 pés garante mais agilidade operacional e seu peso e espaço permitem que a carga conteinerizada transite em estradas vicinais e rurais, típicas do interior asiático”, informou o coordenador de Logística do Tecon Rio Grande, Samuel Pereira. Ele explica que, para realizar a estufagem na posição horizontal, a esteira precisa entrar até certo ponto do contêiner para descarregar o produto, o que impossibilita a utilização de toda a sua capacidade. “Ao verticalizarmos os contêineres, a esteira não precisa entrar na peça e a estufagem passa a contar com a ajuda da gravidade, o que nos possibilita um resultado muito mais eficiente”, completou.

O serviço já está disponível, embora ainda pouco conhecido no mercado. A previsão é de que, para o ano, com sua divulgação e o progressivo crescimento das exportações para destinos como Ásia e Estados Unidos – os dois locais em que mais se utilizam contêineres de 20 pés –, a procura pelo serviço aumente.

 

 

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