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TCU aprova concessão das rodovias Dutra e Rio-Santos

Com previsão de R$ 14,8 bilhões em investimentos, rodovias devem ganhar inovações como free-flow e sistema de monitoramento de acidentes

MInfra

29/07/2021 11h00 | Atualizada em 29/07/2021 12h48


O projeto de concessão da rodovia Presidente Dutra em conjunto com a Rio-Santos (BR-116/101/SP/RJ) deu o último passo antes de ser leiloado.

Na quarta-feira (dia 28), o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou os estudos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), última etapa antes da publicação do edital de concessão. A expectativa é que o certame ocorra no 4º trimestre deste ano.

No total, estão previstos R$ 14,8 bilhões em investimentos por parte da iniciativa privada para ampliação de capacidade, com duplicações, implantação de terceiras e quartas faixas, vias marginais, entre outras melhorias ao longo de 30 anos de contrato.

Na rodovia BR-116/RJ/SP, são 364 km de pistas entre o município de Seropédica (RJ) e o entroncamento com a BR-381/SP-01 (Marginal Tietê), em São Paulo (SP). Enquanto na rodovia BR-101/RJ/SP são 271,7 km, desde o município do Rio de Janeiro (RJ) até Ubatuba (SP).

Entre as principais intervenções está a implantação da nova subida para Serra das Araras, na BR-116/RJ. O trecho

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O projeto de concessão da rodovia Presidente Dutra em conjunto com a Rio-Santos (BR-116/101/SP/RJ) deu o último passo antes de ser leiloado.

Na quarta-feira (dia 28), o plenário do Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou os estudos da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), última etapa antes da publicação do edital de concessão. A expectativa é que o certame ocorra no 4º trimestre deste ano.

No total, estão previstos R$ 14,8 bilhões em investimentos por parte da iniciativa privada para ampliação de capacidade, com duplicações, implantação de terceiras e quartas faixas, vias marginais, entre outras melhorias ao longo de 30 anos de contrato.

Na rodovia BR-116/RJ/SP, são 364 km de pistas entre o município de Seropédica (RJ) e o entroncamento com a BR-381/SP-01 (Marginal Tietê), em São Paulo (SP). Enquanto na rodovia BR-101/RJ/SP são 271,7 km, desde o município do Rio de Janeiro (RJ) até Ubatuba (SP).

Entre as principais intervenções está a implantação da nova subida para Serra das Araras, na BR-116/RJ. O trecho de 16,2 km está localizado entre Piraí e Paracambi, ambos no Rio de Janeiro, e atualmente possui um alto índice de acidentes.

O projeto também determina a implantação de quatro pontos de parada e descanso para caminhoneiros – três na BR-116/RJ/SP e um na BR-101/RJ/SP. Além disso, outros R$ 10,7 bilhões serão utilizados para serviços de operação.

A nova concessão também será a primeira de uma rodovia federal a testar o sistema free-flow para pagamento eletrônico de tarifas. O teste está previsto para ocorrer na região do município de Guarulhos.

Outra inovação prevista é a implantação de um sistema de monitoramento inteligente de tráfego com câmeras, capaz de detectar acidentes de maneira automática (iRap).

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