Assessoria de Imprensa
28/10/2021 11h00
Responsável por impulsionar a construção 4.0 no Brasil, a metodologia BIM (Building information Modeling) tem sido cada vez mais utilizada pelo setor da construção civil em todo o mundo ao permitir, por meio da modelagem de dados da construção, a integração de todas as áreas envolvidas na criação do projeto de forma produtiva e sustentável.
No entanto, apenas 9,2% das empresas brasileiras do setor utilizam a plataforma de modelagem, segundo estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Uma das pioneiras no desenvolvimento do BIM de ponta a ponta, a incorporadora Tarjab é uma das empresas que as
...Responsável por impulsionar a construção 4.0 no Brasil, a metodologia BIM (Building information Modeling) tem sido cada vez mais utilizada pelo setor da construção civil em todo o mundo ao permitir, por meio da modelagem de dados da construção, a integração de todas as áreas envolvidas na criação do projeto de forma produtiva e sustentável.
No entanto, apenas 9,2% das empresas brasileiras do setor utilizam a plataforma de modelagem, segundo estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Uma das pioneiras no desenvolvimento do BIM de ponta a ponta, a incorporadora Tarjab é uma das empresas que assimilaram a metodologia de forma assertiva no país, desde o 3D ao 6D, com embasamento em processos que compreendem todo o ciclo de vida do empreendimento, desde a inserção de tecnologias no estudo do projeto, passando pela comunicação do escritório, canteiro de obra e com o cliente – que também pode acompanhar o cronograma da obra, até a fase final do empreendimento.
Integrado à cadeia da construção, a tecnologia vem comprovando a capacidade de agregar benefícios aos processos construtivos da empresa, contribuindo para o aumento da produtividade.
Na prática, o BIM tem mostrado um ganho diário de cerca de 70% no tempo de extração de quantidades com o uso do 5D – Orçamento, por exemplo.
"Sem contar o tempo de estudo do orçamentista, o que, sem dúvida, gera um ganho importante tanto no levantamento de dados quanto na transparência do processo", explica Sérgio Fernando Domingues, diretor técnico da Tarjab Construtora.
A empresa relata ainda um aumento médio de 40% na eficiência dos relatórios de interferências. “Esse é um indicador importante e queremos monetizar isso", destaca Domingues.
"O fato de estarmos mergulhados no BIM gera maiores oportunidades de desenvolvimento e utilização de novas tecnologias construtivas. Já estamos vivenciando isso em nossos projetos, integrando o BIM a um conjunto de ferramentas e softwares fundamentais na transformação digital do setor da construção civil", finaliza o executivo.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade