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Startup impulsiona uso de IA na construção civil

Fundada em 2020, a GVC já auxiliou empresas do mercado nacional como Cassol, Cidade Matarazzo e Grupo Bradesco

Assessoria de Imprensa

25/06/2024 07h32 | Atualizada em 26/06/2024 17h24


Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, o setor de construção civil também vem sendo aprimorado.

Observando o movimento de mercado, o executivo Guilherme Valente criou em 2020 a GVC, startup especializada em edificações baseadas em tecnologia, com o objetivo de levar tecnologia de ponta para a construção.

“A ideia era não só otimizar processos, mas também elevar a qualidade e a precisão dos projetos, oferecendo capacidade de visualizar as obras virtualmente e antecipar desafios, reduzindo custos e garantindo resultados superiores", explica o CEO da empresa.

Desde então, a GVC vem fornecendo diversos tipos de serviços ao mercado, desde auxílio no projeto inicial, passando pelo acompanhamento digital da construção até chegar às obras já concluídas.

“Ao longo dos últimos anos, consolidamos nossas soluções junto a clientes como Cassol, Cidade Matarazzo e Grupo Bradesco”, conta Valente.

“Agora, nosso foco é seguir expandindo a atuação no setor, sempre entregando alternativas que permitam aos

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Com o avanço da tecnologia e a transformação digital, o setor de construção civil também vem sendo aprimorado.

Observando o movimento de mercado, o executivo Guilherme Valente criou em 2020 a GVC, startup especializada em edificações baseadas em tecnologia, com o objetivo de levar tecnologia de ponta para a construção.

“A ideia era não só otimizar processos, mas também elevar a qualidade e a precisão dos projetos, oferecendo capacidade de visualizar as obras virtualmente e antecipar desafios, reduzindo custos e garantindo resultados superiores", explica o CEO da empresa.

Desde então, a GVC vem fornecendo diversos tipos de serviços ao mercado, desde auxílio no projeto inicial, passando pelo acompanhamento digital da construção até chegar às obras já concluídas.

“Ao longo dos últimos anos, consolidamos nossas soluções junto a clientes como Cassol, Cidade Matarazzo e Grupo Bradesco”, conta Valente.

“Agora, nosso foco é seguir expandindo a atuação no setor, sempre entregando alternativas que permitam aos gestores entender o que pode ser ajustado durante as fases do empreendimento", reforça.

Na fase de idealização da obra, diz ele, podem surgir incertezas sobre volume e especificações de materiais necessários para a execução, por exemplo.

Com a tecnologia da GVC, assegura o executivo, o executor sana esse tipo de dúvida antes mesmo de iniciar o empreendimento.

“Nessa fase, disponibilizamos soluções avançadas de simulação e planejamento, criando, por exemplo, modelos virtuais detalhados das edificações, o que permite aos clientes visualizar e analisar projetos de maneira mais precisa”, ele detalha.

Para isso, a GVC inclui simulações de cenários, análises de viabilidade, compatibilização de projetos e avaliação de alternativas, prometendo uma base mais sólida para tomadas de decisão durante o ciclo de vida do empreendimento.

Outro benefício é o acompanhamento em tempo real, realizado por meio de ferramentas tecnológicas que comparam o progresso da obra com o planejado, identificando desvios e potenciais problemas precocemente.

“Além disso, nossa solução também possibilita que sejam feitas análises para detecção de conflitos entre diferentes disciplinas – como elétrica, hidráulica e estrutural – antes da execução física, economizando tempo e recursos”, salienta.

Já no pós-obra, a startup desenvolve cópias digitais da edificação (Gêmeo Digital), com representações computacionais do empreendimento, incluindo detalhes como localização de equipamentos, manutenção preventiva e otimização do uso de recursos.

“A análise detalhada de espaços internos para identificar oportunidades de otimização e melhor uso dos recursos também é um dos principais benefícios de adotar essa tecnologia”, argumenta o executivo.

Outra abordagem que a GVC vem desenvolvendo é a fusão da tecnologia de Gêmeo Digital com sensores de presença e aplicação conjunta com marketing digital, uma forma de aumentar a receita de lojas físicas atrelando informações coletadas por sensores e unificadas ao modelo de construção virtual.

“Isso tem o potencial de mudar a forma como gestores analisam os dados, tornando-se uma aposta para o marketing híbrido”, finaliza Valente.

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