Assessoria de Imprensa
23/04/2025 22h41
A sustentabilidade deixou de ser um mero aditivo para se tornar um pilar fundamental também no setor da construção civil, com consumidores cada vez mais conscientes do impacto ambiental de materiais, edifícios e infraestruturas.
Dados do Green Building Council Brasil (GBCB), revelam que houve um crescimento de 40% nos registros de construções verdes residenciais em 2023 no Brasil, o que reforça a tendência positiva.
“Nesse contexto de transformação, a BASF reforça seu compromisso com a inovação sustentável, desenvolvendo produtos de alta performance projetados para auxiliar os fabricantes de materiais e soluç
...A sustentabilidade deixou de ser um mero aditivo para se tornar um pilar fundamental também no setor da construção civil, com consumidores cada vez mais conscientes do impacto ambiental de materiais, edifícios e infraestruturas.
Dados do Green Building Council Brasil (GBCB), revelam que houve um crescimento de 40% nos registros de construções verdes residenciais em 2023 no Brasil, o que reforça a tendência positiva.
“Nesse contexto de transformação, a BASF reforça seu compromisso com a inovação sustentável, desenvolvendo produtos de alta performance projetados para auxiliar os fabricantes de materiais e soluções para construção a atenderem às exigências do mercado e a minimizarem seu impacto ambiental e para a saúde”, afirma Camilo Alvarado Marín, do marketing de Dispersões, Resinas e aditivos da BASF.
“Investimos continuamente em pesquisa e desenvolvimento para oferecer soluções que permitam aos nossos clientes fabricarem produtos mais eficientes, duráveis e ecologicamente responsáveis”.
Os aditivos e dispersões da companhia são projetados para otimizar o desempenho de impermeabilizantes, argamassas, adesivos para piso e selantes, por exemplo. Eles atuam para melhorar a consistência, a trabalhabilidade e a estabilidade dos produtos.
Entre as novidades para melhorar a qualidade das aplicações do setor da construção, destacam-se algumas dispersões, como o Acronal 1840, uma nova geração base água, livre de APEO e amônia, ideal para sistemas cimentícios. Essa inovação garante flexibilidade, impermeabilidade, aderência e baixa absorção de água na argamassa final, além de ser uma alternativa sustentável para a produção de membranas cimentícias e argamassas impermeabilizantes flexíveis.
Outro produto, voltado para selantes transparentes e adesivos de construção é a dispersão aquosa baseada em copolímero de éster acrílico, livre de APEO, o Acronal 5411 sa.
Sua formulação elimina a necessidade de agentes formadores de filme, resultando em uma película seca "cristalina" com cor neutra e alto teor de sólidos.
“A solução oferece aos fabricantes de selantes e adesivos a oportunidade de criar produtos de alta performance com um perfil ambiental aprimorado, transparência excepcional e excelente adesão a diversas superfícies comuns na construção, além de resistência à intempérie. Seu alto alongamento e baixo conteúdo de compostos orgânicos voláteis (VOC) a tornam uma escolha alternativa ideal aos selantes à base de silicone para aplicações onde a estética, durabilidade e a sustentabilidade são essenciais", explica.
Os aditivos atuam para garantir qualidade dos produtos. Por exemplo, assim como filtros solares protegem a pele, há absorvedores UV que evitam a degradação causada pela radiação ultravioleta.
Para melhorar a consistência e trabalhabilidade de formulações para construção, são usados modificadores reológicos e dispersantes ajudam a melhorar a estabilidade e desempenho desses produtos. Agentes antiespumantes evitam a formação excessiva de espuma tanto durante a fabricação como na aplicação dos produtos, enquanto os umectantes melhoram a fluidez e facilitam o nivelamento.
O amplo portfólio da BASF, explica Marín, conta inclusive com novas abordagens de sustentabilidade, como o aditivo Loxanol OT 5853, que é produzido com 80% de conteúdo de fonte renovável e melhora a estabilidade, previne e reduz rachaduras em rebocos.
Da mesma forma, o antiespumante de alta eficiência FoamStar SI 2210, contém 39% de conteúdo renovável, oferecendo uma alternativa mais ecoeficiente para a estabilidade e qualidade de sistemas aquosos. Ambos estão em conformidade com a norma ASTM D6866, que mede o conteúdo renovável e reforça o compromisso da empresa com práticas sustentáveis.
“Ao oferecer um perfil ambiental aprimorado sem comprometer o desempenho, essas soluções permitem que os fabricantes criem produtos de alta qualidade que atendam às crescentes demandas por soluções sustentáveis no setor da construção”, finaliza.
13 de maio 2025
12 de maio 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade