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Solução promete reduzir calor e aumentar a durabilidade de estradas

Pavimento Urbano de Concreto (PUC) começa a ganhar destaque por aliar sustentabilidade e durabilidade de até 30 anos com redução significativa de calor

Assessoria de Imprensa

22/10/2025 14h31


Tendência no segmento, o Pavimento Urbano de Concreto (PUC) tem despontado como uma opção que promete maior durabilidade e redução de calor quando comparado ao asfalto convencional.

O gerente de tecnologia e inovação da Max Mohr, Cleiton Coelho, explica que o material não se deforma com o calor e não se solta, como acontece com o asfalto.

Isso resulta em uma durabilidade muito maior, ele assegura, estimada em até 30 anos pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc).

“Como é um material de cor mais clara, contribui ainda para uma maior luminosidade na via, o que faz com que seja

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Tendência no segmento, o Pavimento Urbano de Concreto (PUC) tem despontado como uma opção que promete maior durabilidade e redução de calor quando comparado ao asfalto convencional.

O gerente de tecnologia e inovação da Max Mohr, Cleiton Coelho, explica que o material não se deforma com o calor e não se solta, como acontece com o asfalto.

Isso resulta em uma durabilidade muito maior, ele assegura, estimada em até 30 anos pela Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Concretagem (Abesc).

“Como é um material de cor mais clara, contribui ainda para uma maior luminosidade na via, o que faz com que seja economizada energia, já que o espaçamento entre os postes pode ser maior”, acrescenta o especialista.

No cenário brasileiro, uma das principais vantagens do uso do material – além da necessária redução de estradas degradadas – é a diminuição da temperatura na via.

Com o aquecimento global, o uso desse material pode se tornar ainda mais importante nesse sentido.

“Testes realizados em nossa estrutura mostraram que o PUC absorve bem menos calor, entre 8 e 10oC a menos que o asfalto comum”, comenta.

“Além disso, é mais firme no quesito segurança e não cria ondulações ou deformações, que podem causar acidentes”, assegura.

De acordo com a Abesc, diversos países da América do Sul – como Chile e Argentina – já têm adotado com sucesso o PUC em faixas e paradas de ônibus, além de operações de carga e descarga.

Segundo Coelho, o produto requer pouca necessidade de escavação, gera menos lixo durante a construção e possui uma concretagem mais rápida e sem contaminações.

“O PUC pode ser utilizado em qualquer via urbana, trazendo muito mais segurança e conforto”, garante o especialista.

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