Assessoria de imprensa
20/04/2022 11h00 | Atualizada em 20/04/2022 11h46
A Siemens uniu-se à Embeddo, startup de soluções baseadas em Internet das Coisas Industrial (IIoT), para a criação de uma solução de inteligência artificial destinada a uma operadora logística que administra malhas ferroviárias em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
O cliente tinha necessidade urgente de modernizar o monitoramento de passagens de nível, que em inúmeras localidades do país têm décadas de existência e utilizam de mecanismos defasados, como avisos sonoros, luminosos e barreiras físicas.
Na maioria dos casos, a automação se fazia necessária para obter uma
...A Siemens uniu-se à Embeddo, startup de soluções baseadas em Internet das Coisas Industrial (IIoT), para a criação de uma solução de inteligência artificial destinada a uma operadora logística que administra malhas ferroviárias em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
O cliente tinha necessidade urgente de modernizar o monitoramento de passagens de nível, que em inúmeras localidades do país têm décadas de existência e utilizam de mecanismos defasados, como avisos sonoros, luminosos e barreiras físicas.
Na maioria dos casos, a automação se fazia necessária para obter uma operação mais segura e controlada, interligada a outros sistemas da cidade, como de tráfego e segurança.
Trabalhando em equipe, a Embeddo conseguiu apresentar uma solução de mobilidade adequada para a concessionária. Combinando o poder da IoT e a AI, a startup concebeu uma solução que integra o gateway Simatic IOT2050 da Siemens.
Segundo a empresa, a combinação de hardware e software traz o caminho para o mundo digital de uma maneira fácil e de baixo custo.
“Precisávamos de tecnologia de automação (TA) e tecnologia da informação (TI) e o Simatic IOT2050 tem os dois, o controle e o processamento em apenas um único equipamento”, diz Maria Beatriz Ramos, Tech Lead da Embeddo.
O gateway inteligente IoT torna mais fácil o retrofit, aquisição, processamento, armazenamento de dados ou processo de múltiplas máquinas diferentes, assim como o envio desses dados para um sistema de TI ou baseado em nuvem.
Dessa forma, foi possível desenvolver aplicações como o uso de Inteligência Artificial para análise e classificação de imagens, a fim de prevenir acidentes nas passagens de níveis junto ao controle inteligente do tráfego.
O dispositivo é adequado tanto para a montagem da parede quanto da grade padrão, sendo equipado com ARM 6548 (+Secure Boot), 2 GB de RAM DDR4 e várias interfaces, incluindo duas LAN Gbit, duas USB e uma interface serial e Arduino.
Disponibilizado com o SIMATIC Industrial OS já instalado, o Simatic IOT2050 pode ser facilmente expandido para soluções sob medida com Shield Arduino e mini cartões PCIe, podendo utilizar expansores de comunicação 4G, CAT-M, NB-IoT, LoRaWAN, entre outras. Também suporta Linux baseado no Debian, com opções para programação em idiomas de alto nível.
“A solução abre o caminho para a digitalização das indústrias e das cidades inteligentes”, diz Bruno Moitrel, engenheiro de desenvolvimento de negócios da Siemens.
“A partir do trabalho em conjunto com empresas de inovação como a Embeddo, podem ser desenvolvidas soluções disruptivas e de alto impacto”, finaliza.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade