Assessoria de Imprensa
02/06/2021 11h00 | Atualizada em 02/06/2021 17h50
A tecnologia é uma aliada do setor de transporte de cargas, fornecendo ferramentas e recursos, e a telemetria é um dos instrumentos mais usados conforme apontado em um estudo realizado pela Trimble Transportation Latam em parceria com a Younder EdTech.
A pesquisa entrevistou 250 profissionais da gestão de frotas e áreas correlatas e descobriu que 69,2% deles utilizam telemetria em suas frotas.
Apesar de ser uma amostra pequena, esse número evidencia a tendência dessa ferramenta no setor, que se destaca por sua funcionalidade: a telemetria é um instrumento tecnológico que permite coletar informações como a velocidade média do automóvel o
...A tecnologia é uma aliada do setor de transporte de cargas, fornecendo ferramentas e recursos, e a telemetria é um dos instrumentos mais usados conforme apontado em um estudo realizado pela Trimble Transportation Latam em parceria com a Younder EdTech.
A pesquisa entrevistou 250 profissionais da gestão de frotas e áreas correlatas e descobriu que 69,2% deles utilizam telemetria em suas frotas.
Apesar de ser uma amostra pequena, esse número evidencia a tendência dessa ferramenta no setor, que se destaca por sua funcionalidade: a telemetria é um instrumento tecnológico que permite coletar informações como a velocidade média do automóvel ou a localização em tempo real do caminhão e da carga.
Coletar essas informações possibilita uma boa gestão de frota, já que é possível obter dados precisos sobre o veículo e gerar uma ferramenta de gestão da dirigibilidade do automóvel, além de assegurar maior segurança tanto para o condutor quanto para a carga.
Danilo Guedes, presidente da ABC Cargas, utiliza essa tecnologia em sua empresa e aponta os benefícios.
“Uma das formas mais eficientes de fazer uma boa gestão de frotas, redução de gastos com manutenção, otimização das rotas, melhoria dos resultados e aumento da segurança da carga é a utilização do sistema de telemetria. Por meio dessa tecnologia, é possível saber a localização em tempo real e programar manutenções corretivas e preventivas”.
O impacto dessa ferramenta no desempenho do serviço ofertado é tanto, que as empresas que não a utilizam podem perder competitividade no mercado.
“Qualquer empresa que não mede o desempenho da sua frota perde competitividade, pois a cada dia mais precisamos ofertar preços competitivos, o que é possível somente por meio de controle operacionais corretos e precisos que gerem condições para reduzir substancialmente os custos de transportes”, continua Guedes.
A telemetria ainda possui um fator de sinergia com outras soluções, podendo ser utilizada em conjunto com outras ferramentas e métodos.
“A telemetria em si já é uma solução muito eficiente para tornar uma gestão de frotas mais econômica e segura. No entanto, quando combinada com outras soluções, torna-se uma ferramenta poderosa para conseguir resultados ainda melhores”, conclui Guedes.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade