Assessoria de imprensa
29/08/2025 11h52
Considerado um dos principais eventos do setor no país, o 26º Seminário Tecnologia de Estruturas e Fundações lotou o auditório do Centro de Convenções Milenium, em São Paulo.
Promovido pelo SindusCon-SP no dia 28 de agosto, o encontro reuniu engenheiros, diretores, gerentes de obras, arquitetos, incorporadores, investidores, projetistas, administradores, servidores públicos, além de professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema.
Na abertura, o presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan, destacou a relevância do seminário para a disseminação de conhecimento.
“As inovaç&otil
...Considerado um dos principais eventos do setor no país, o 26º Seminário Tecnologia de Estruturas e Fundações lotou o auditório do Centro de Convenções Milenium, em São Paulo.
Promovido pelo SindusCon-SP no dia 28 de agosto, o encontro reuniu engenheiros, diretores, gerentes de obras, arquitetos, incorporadores, investidores, projetistas, administradores, servidores públicos, além de professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados no tema.
Na abertura, o presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan, destacou a relevância do seminário para a disseminação de conhecimento.
“As inovações e soluções trazidas pelo evento, baseadas em experiências das construtoras, permitem aos participantes atualizar-se com as melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado”, afirmou.
Na primeira parte do evento foram abordados a qualidade de fundações, tendências em estacas escavadas, inovações em armaduras e o maior bloco de fundação da América Latina.
Sussumu Niyama, sócio-diretor da Tecnum Construtora, abriu as palestras com uma aula magna sobre qualidade e desempenho de fundações.
Durante a apresentação, esmiuçou os cuidados na execução de projetos e na contratação e acompanhamento da fundação, bem como nos ensaios técnicos e na gestão do contratante do serviço, mostrando os pontos críticos que podem impactar a fundação.
A evolução e as tendências do mercado imobiliário em estacas escavadas foram apresentadas por Márcio Abreu Freitas, engenheiro da área comercial e técnica da Geofix.
O especialista comparou os tipos de estacas, mostrando detalhes da fabricação da lama bentonítica e os cuidados necessários em escavação, mureta, colocação da armadura e tubo tremonha, concretagem, limpeza de fundo e controle tecnológico.
Diovany Corsi de Andrade, especialista em concreto armado na Gerdau Design, apresentou a solução da empresa com uma palestra sobre emendas mecânicas em vergalhões.
Encerrando a primeira parte do evento, Ricardo Garanhani Neto, sócio da ML4 Engenheiros Associados, e Luiz Aurélio Fortes da Silva, diretor da SIS Engenharia, apresentaram um case sonre o “maior bloco de fundação de edifício da América do Sul”, abrangendop a linha do metrô no empreendimento Modo Pompéia.
Nesse rol, mostraram as análises feitas para a elaboração do projeto, o atendimento às normas técnicas e as mudanças introduzidas quando surgiu o traçado da linha do metrô, agora com as estacas nos lados do túnel.
A segunda parte do 26º Seminário Tecnologia de Estruturas e Fundações apresentou temas como concreto com baixa permeabilidade, estruturas de retrofit a oito mãos, o sistema ONADEK, fôrmas e escudos de proteção, concretos especiais e o retrofit no Transamérica Hotel.
A palestra “Concreto com baixa permeabilidade: tecnologia aplicada à durabilidade estrutural”, apresentada por Allyson Paulo Schiavinato, superintendente técnico nacional da Supermix, destacou um concreto de baixa permeabilidade e autocicatrizante, desenvolvido pela empresa para reduzir a penetração de água e de agentes agressivos ao concreto e às armaduras, prolongando significativamente a vida útil das construções.
Na sequência, foi realizada a palestra “Projetando estruturas de retrofit a oito mãos e encarando desafios”, apresentada por Augusto Guimarães Pedreira de Freitas, engenheiro civil e diretor da Engenharia Pedreira de Freitas.
A exposição deu continuidade ao tema abordado pelo engenheiro em 2024, quando destacou a importância de obter confiança sobre a estrutura original que será submetida a intervenções, por meio de investigações, ensaios e análises estruturais.
Augusto também levantou reflexões sobre a definição de responsabilidades de cada agente envolvido, tanto na fase de projeto quanto na execução.
A terceira palestra da tarde foi apresentada pelo engenheiro civil e diretor técnico da ULMA Construction no Brasil, João Carlos Fonseca, com o tema “Lajes planas – sistema de alta produtividade para edifícios de concreto armado”.
O palestrante apresentou o sistema ONADEK, uma nova geração de fôrmas para lajes, uma solução que promete alto desempenho, montagem simplificada e grande flexibilidade, permitindo a adaptação a diferentes tipos de lajes, inclusive aquelas com geometrias complexas.
Os temas “Sistemas de fôrmas e escudos de proteção e industrialização da produção” foram apresentados por Bruno Éloi Faria Pereira, engenheiro civil e diretor-geral da Somarsil e da CS Engenharia e Equipamentos.
Em sua exposição, ele explorou soluções técnicas voltadas à execução de estruturas de concreto moldado in loco com elevado nível de industrialização, abrangendo desde o desenvolvimento e a fabricação de fôrmas metálicas sob medida até o uso de sistemas trepantes e auto-trepantes, além de escudos de proteção de fachada e outros recursos de última geração.
Por sua vez, Carlos Britez, sócio-diretor da Britez Consultoria, e Maurício Bianchini, gerente de desenvolvimento técnico de mercado da Votorantim Cimentos Brasil, apresentaram a palestra “Concretagem de grandes blocos com concretos especiais”.
O conteúdo destacou as técnicas empregadas na execução de mega edifícios, com foco nos blocos de fundação. Segundo os palestrantes, esse tipo de estrutura exige tecnologia avançada e planejamento detalhado, uma vez que os grandes volumes de concreto liberam altas temperaturas.
Para garantir a qualidade da obra, são necessários estudos térmicos e análises prévias que permitam uma concretagem adequada e segura.
Finalizando as palestras do seminário de estruturas, Luis Fernando Ciniello Bueno, coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP e sócio diretor da Rocontec, apresentou o caso do retrofit do antigo Transamérica Hotel, em Santo Amaro, que está sendo transformado no Beyond, um clube urbano com piscina de ondas.
Na apresentação intitulada “Sistemas complexos e suas soluções de engenharia”, Ciniello destacou os principais desafios técnicos e as soluções adotadas no processo de transformação.
A manutenção das duas torres originais, somada às novas estruturas arquitetônicas, exigiu alternativas de engenharia para viabilizar o projeto, destacou o especialista na apresentação.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade