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São Paulo sedia o 6º Congresso Brasileiro de Túneis

Com foco em inovação e sustentabilidade, evento acontece de 10 a 12 de março no Centro de Convenções Frei Caneca

Assessoria de Imprensa

06/02/2025 13h46


Em março, a capital paulista recebe alguns dos principais especialistas mundiais da indústria de túneis durante o 6º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas / Latin American Tunnelling 2025, que acontece de 10 a 12 de março no Centro de Convenções Frei Caneca.

“O Congresso acontece em momento de grande estímulo às obras subterrâneas no Brasil”, explica o engenheiro Jean Pierre Ciriades, presidente do Comitê Brasileiro de Túneis e Espaços Subterrâneos (CBT).

“As obras do Metrô de São Paulo estão em ritmo acelerado, o túnel Santos-Guarujá nã

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Em março, a capital paulista recebe alguns dos principais especialistas mundiais da indústria de túneis durante o 6º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas / Latin American Tunnelling 2025, que acontece de 10 a 12 de março no Centro de Convenções Frei Caneca.

“O Congresso acontece em momento de grande estímulo às obras subterrâneas no Brasil”, explica o engenheiro Jean Pierre Ciriades, presidente do Comitê Brasileiro de Túneis e Espaços Subterrâneos (CBT).

“As obras do Metrô de São Paulo estão em ritmo acelerado, o túnel Santos-Guarujá não deve demorar, há diversas obras de contenção de enchentes programadas em vários municípios, houve a retomada do Rodoanel Norte, que deve ser concluído neste ano, e o governo paulista tem planos para construir a terceira via da rodovia dos Imigrantes”, sustenta Ciriades.

“Todos esses projetos demandam túneis e soluções subterrâneas e o mundo está olhando para isso”, completa.

Um dos sinais claros do interesse internacional é a presença em São Paulo do Comitê Executivo (ExCo) da ITA/AITES (Associação Internacional de Túneis e do Espaço Subterrâneo).

O presidente do 6º Congresso Brasileiro de Túneis, André Assis, destaca que a temática do encontro tem dois focos principais – inovação e sustentabilidade.

“A Linha 16 do Metrô de São Paulo, por exemplo, seguirá uma diretriz de reduzir substancialmente a pegada de carbono no uso do concreto”, lembra o engenheiro e ex-presidente da ITA.

Outra característica desse projeto, segundo ele, é o uso de células solares no teto das estações do Metrô da Linha 16.

“Com isso, a energia utilizada nas estações virá dessas fontes renováveis”, aponta Assis, para quem esses exemplos ilustram como a indústria de túneis está atenta às demandas da sustentabilidade.

Assis lembra ainda que as estruturas subterrâneas serão fundamentais em tempos de mudanças climáticas.

“As cidades brasileiras terão de criar estruturas para conter as enchentes, absorver as águas das chuvas e direcioná-las, mais tarde, para o leito dos rios”, diz.

“Projetos desse tipo podem incluir os chamados ‘piscinões’, mas não devem se limitar a eles. É preciso planejamento urbano adequado, que leve em conta a mudança no regime das chuvas”, aponta o engenheiro.


Serviço
6º Congresso Brasileiro de Túneis e Estruturas Subterrâneas
Data:
10 a 12 de março
Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo (SP)
Informações: aqui

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