Assessoria de Imprensa
24/02/2022 11h00
Reconhecendo que segurança é primordial para a manutenção das operações, a Raízen, que atua desde o cultivo e processamento da cana até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, vem promovendo iniciativas que reforçam a importância da direção defensiva e boas práticas de segurança para além do momento do abastecimento.
Para isso, a companhia, que tem cerca de 40 mil funcionários, 35 parques de bioenergia e uma frota com mais de 1.100 caminhões, estruturou diversas iniciativas para influenciar o comportamento de seus colaboradores e parceiros, garantin
...Reconhecendo que segurança é primordial para a manutenção das operações, a Raízen, que atua desde o cultivo e processamento da cana até a comercialização, logística e distribuição de combustíveis, vem promovendo iniciativas que reforçam a importância da direção defensiva e boas práticas de segurança para além do momento do abastecimento.
Para isso, a companhia, que tem cerca de 40 mil funcionários, 35 parques de bioenergia e uma frota com mais de 1.100 caminhões, estruturou diversas iniciativas para influenciar o comportamento de seus colaboradores e parceiros, garantindo um ambiente de trabalho íntegro também em suas operações agroindustriais.
Por meio da adaptação de instalações de equipamentos e a padronização de processos operacionais, a Raízen investe continuamente em qualificação de suas equipes.
Como parte deste contexto, a companhia desenvolveu dois programas para as suas operações de cana de açúcar: o TransMOV e o Conduzir que estimulam altos índices de melhoria na segurança, além de maior produtividade e redução de custos.
O Programa Conduzir avalia, com base em indicadores de segurança e de direção econômica, os mais de 2.600 mil motoristas da companhia envolvidos no transporte da cana.
Uma célula de monitoramento 24 horas ajuda a traçar o perfil individual dos condutores, que são avaliados de acordo com os procedimentos da área de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) e são acompanhados pelos gestores e a liderança de cada unidade da companhia, desta maneira, os melhores são premiados ao final de cada ano-safra.
Buscando aprimoramento dos padrões de segurança e integração nos processos, além do Conduzir, a Raízen também conta com o Programa TransMOV, que avalia e reconhece as parceiras da operação canavieira a partir de indicadores de performance e SSMA em auditorias semestrais.
Ao todo, são 1.100 caminhões, divididos em seis transportadoras envolvidos nas operações. Para garantir mais cautela junto aos terceiros, como um dos requisitos definidos pela companhia, somente transportadoras com desempenho superior a 85% podem operar como parceiras. O foco da empresa é qualificar processos para obter altos índices de produtividade em todas as operações.
“A segurança nas operações é um dos principais focos da Raízen, que desde sua formação integra os aspectos ambientais, sociais, econômicos e de governança (ESG) nos seus negócios. A companhia investe constantemente em programas voltados à segurança, sempre em busca da meta de Zero Acidente. Somando métodos e ferramentas de ponta, equipamentos de proteção individual (EPIs) e mecanização, levamos ao trabalhador a alta tecnologia para realizar a colheita e o plantio com total cuidado, e colocamos a segurança no centro do negócio. Nesse cenário, os bons resultados mostram que estamos no caminho certo”, afirma Alexandre Divino, diretor de SSMA da Raízen.
Em sinergia a essas iniciativas, atualmente 100% da frota contratada pela Raízen é monitorada por câmeras que registram em tempo real as ações dos motoristas e servem como referência para aprimorar os padrões de segurança.
Tecnologia – Toda a frota da companhia é assistida por telemetria, que permite acompanhar à distância os dados relacionados ao veículo.
A tecnologia também possibilita obter informações como Km rodado, medição de velocidade por via, rodagem fora do horário de expediente, aos finais de semana e feriados, frenagens bruscas, velocidades excedidas, localização do veículo, entre outras. Todas as informações ficam disponíveis no computador de bordo do veículo.
13 de novembro 2024
13 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade