Espaço Sobratema
Assessoria de Imprensa da Sobratema
03/06/2013 11h26 | Atualizada em 03/06/2013 19h19
A Arena Corinthians, o Porto Maravilha, a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro e o Prosub – Programa de Desenvolvimento de Submarinos participarão da Construction Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, que começa no dia 5 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
Cada uma dessas quatro obras que estão sendo realizadas no País terá um Salão dedicado na feira, mostrando os desafios e as novidades construtivas utilizadas para sua construção. Além desses quatro salões, a Construction Expo 2013 ainda terá Salão Construindo Desafios, o Salão da Construção Seca, o Salão do Rental e o Salão da Construção Industrializada do
...A Arena Corinthians, o Porto Maravilha, a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro e o Prosub – Programa de Desenvolvimento de Submarinos participarão da Construction Expo 2013 – 2ª Feira Internacional de Edificações e Obras de Infraestrutura, que começa no dia 5 de junho, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.
Cada uma dessas quatro obras que estão sendo realizadas no País terá um Salão dedicado na feira, mostrando os desafios e as novidades construtivas utilizadas para sua construção. Além desses quatro salões, a Construction Expo 2013 ainda terá Salão Construindo Desafios, o Salão da Construção Seca, o Salão do Rental e o Salão da Construção Industrializada do Concreto.
Evolução construtiva da Arena Corinthians
A sequência construtiva da Arena Corinthians é a principal atração do Salão do estádio na Construction Expo 2013. Painéis, vídeos e fotos, alguns interativos, retratarão o início da construção do empreendimento, em maio de 2011, com os trabalhos de terraplenagem, passando pelo estágio em que a obra estiver quando do início da feira 2013 até o resultado final da obra.
Com isso, será possível entender os desafios tecnológicos e as soluções construtivas encontradas pela Odebrecht Infraestrutura para a realização do projeto do novo estádio do Sport Club Corinthians Paulista.
Novas tecnologias para casa popular
Uma casa popular construída com estruturas de steel frame (aço) e chapas de gesso estará em exposição na Construction Expo 2013. Entre as vantagens de sua utilização estão rapidez e limpeza na montagem, facilidade na reforma, manutenção e reparos, precisão e qualidade de acabamento, isolamento acústico, ganho na área útil, uma vez que as paredes de drywall são mais estreitas do que as de blocos ou tijolos, redução de 90% do consumo de matérias primas naturais, a não produção de entulho, utilização de água somente nas fundações.
Além disso, na feira também estará em exposição a tecnologia Wood Frame adaptada para a construção de casas populares. O sistema desenvolvido pela iVerde já é trabalhado hoje com um valor 10% menor do que a construção convencional. Além de ser três vezes mais rápido e utilizar menos mão de obra, porém mais qualificada, devido à industrialização dos processos. Isso gera menos desperdícios de obra em 85% e emite 80% menos CO² na atmosfera.
Máquina purifica água poluída e até contaminada ao ritmo de 6.000 litros/hora
Sem qualquer reagente químico e usando a mais avançada tecnologia, incluindo nanotecnologia, uma máquina é capaz de purificar águas poluídas e até contaminadas por impurezas química ou biológica, num ritmo de 6.000 litros por hora. A inovação foi desenvolvida pela H2Life Brasil, empresa especializada em projetar e construir sistemas de purificação de água, após seis anos de pesquisa e estará em demonstração na Construction Expo 2013.
Compacto e totalmente automático, o equipamento pode abastecer condomínios residenciais – reduzindo em até 50% o custo da água –, shoppings, indústrias, além de atender comunidades em situações de emergências, como ocorreu no início do ano, quando uma unidade foi colocada na casa do compositor Zeca Pagodinho, fornecendo água tratada aos moradores de Xerém-RJ, afetados por um temporal que interrompeu o abastecimento regular de água da cidade.
Brasil terá fábrica de submarinos
Os detalhes do projeto inovador desenvolvido pelo Governo Federal e pela Marinha do Brasil para a defesa das riquezas e da área marítima nacional: o Programa de Desenvolvimento de Submarinos serão desvendados na Construction Expo 2013. Logo na entrada, o Salão do Prosub terá um mockup da torre do submarino, painéis de fotografias com a vista aérea das obras e do complexo, formado pela Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (Ufem), sobre Estaleiro e a Base Naval. Haverá, ainda, uma área de sustentabilidade, que revelará detalhes sobre os diversos programas de conteúdo social, educativo e de capacitação profissional elaborados para atender à comunidade envolvida no Programa.
Com um aporte financeiro previsto de R$ 7,8 bilhões, o Programa capacitará o Brasil a projetar e construir submarinos convencionais diesel-elétrico e submarinos de propulsão nuclear. Para isso, está em construção, no município de Itaguaí, no Rio de Janeiro, um conjunto formado por Ufem, inaugurada em março deste ano, Estaleiro e Base Naval. Ao final da obra, previsto para 2017, o País será a sexta nação mundial com tecnologia para produzir submarinos com propulsão nuclear, juntamente com a China, EUA, França, Inglaterra e Rússia.
Salão da Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro
Um projeto de grande desafio para a engenharia nacional, a Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro (Ipanema-Barra da Tijuca), vai transportar, a partir de 2016, mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa.
Na Construction Expo 2013, o Salão da Linha 4 mostrará as soluções adotadas na construção do metrô, por meio de uma maquete eletrônica 3D de todas as estações e de um cinema para apresentação do vídeo da obra. Também haverá um espaço com touchscreen sobre sustentabilidade.
Maior obra de reurbanização da atualidade
A Construction Expo 2013 contará com o Salão do Porto Maravilha, que vai apresentar as obras em andamento do projeto de transformação de cinco milhões de m² da Região Portuária do Rio de Janeiro. Os visitantes terão a oportunidade conhecer parte do acervo do espaço expositivo Meu Porto Maravilha. A sala de exposição, completamente interativa e inédita no País, apresenta o presente, o passado e o futuro desta área.
Serão expostas 24 pílulas desse acervo que apresentam a nova lógica da mobilidade urbana da Região Portuária. Os detalhes do Museu do Amanhã, a preparação para as obras e os cuidados adotados para a preservação do meio ambiente sustentável também farão parte dos temas apresentados. Os visitantes da feira poderão ter a dimensão de vários aspectos do trabalho que vem sendo empreendido pela Porto Novo. A maquete eletrônica do projeto apresenta toda a visão do futuro de como a Região Portuária ficará após as obras da Operação Urbana Porto Maravilha.
23 de maio 2019
08 de novembro 2018
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade