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Pós-obra representa até 5% do custo total de um empreendimento

Gargalo comum das construtoras motiva o desenvolvimento de soluções que integram processos e garantem controle de assistências técnicas

Assessoria de Imprensa

28/10/2024 11h53 | Atualizada em 31/10/2024 08h12


Se engana quem pensa que a construtora encerra seu ciclo de investimentos em um empreendimento ao entregá-lo aos proprietários.

É no pós-obra, momento em que o morador toma posse do imóvel, que muito trabalho ocorre: nesta etapa, cabe à construtora efetuar assistências técnicas conforme as garantias atribuídas a diferentes fatores que compõem o local. Um estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção apontou que o custo do pós-obra pode representar 5% do total de um empreendimento – podendo chegar a 25% em imóveis de alto padrão.

Para controlar a rotina de atendimentos, agilizar processos

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Se engana quem pensa que a construtora encerra seu ciclo de investimentos em um empreendimento ao entregá-lo aos proprietários.

É no pós-obra, momento em que o morador toma posse do imóvel, que muito trabalho ocorre: nesta etapa, cabe à construtora efetuar assistências técnicas conforme as garantias atribuídas a diferentes fatores que compõem o local. Um estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção apontou que o custo do pós-obra pode representar 5% do total de um empreendimento – podendo chegar a 25% em imóveis de alto padrão.

Para controlar a rotina de atendimentos, agilizar processos e reduzir custos, a FastBuilt, construtech brasileira, desenvolveu uma plataforma que integra diversas etapas da rotina construtiva para um pós-obra eficiente.

“Começamos com o manual digital do proprietário. A construtora coleta e registra as informações do imóvel durante a construção e depois entrega um manual totalmente digital e personalizado, que facilita o acesso às informações. Mas vimos que este era apenas um dos desafios dessa etapa no relacionamento com os clientes”, diz o CEO da empresa, Jean Ferrari.

Quem usa a solução, afirma Ferrari, passa a controlar em um único sistema o processo de vistorias, por exemplo, dando ao cliente a autonomia de escolher o dia e hora de realizar a checagem antes da entrega das chaves.

“Ele pode, até mesmo, fazer o processo sozinho, com apoio remoto dos especialistas das construtoras. Enquanto no processo tradicional se leva semanas para realizar as vistorias e entregas de um imóvel, com a nossa auto vistoria pode se fazer toda a entrega de um condomínio em um único dia”, diz Ferrari.

Na etapa de assistências técnicas, a integração das informações permite à construtora realizar deslocamentos para manutenções geograficamente próximas em uma única vez, além de identificar remotamente o problema e orientar os clientes.

Calculadora - Para mostrar aos clientes o quanto é possível economizar com a tecnologia certa no pós-obra, a FastBuilt criou uma calculadora de custos desta etapa.

“Basta inserir o valor atual do Custo Unitário Básico da Construção, o CUB, a quantidade e a metragem dos apartamentos do seu empreendimento para entender o impacto do pós-obra. Estimamos, com base nos resultados dos nossos clientes, que é possível reduzir em 20% estes custos. É a tecnologia alinhada às boas práticas tornando a construção civil mais eficiente, transparente e lucrativa”, finaliza o CEO.

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