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Porto Sudeste, em Itaguaí, mantém ritmo

Em fase final de licenciamento, Porto terá papel fundamental nos gargalos logísticos de minério de ferro do país

Assessoria de Imprensa

05/03/2015 08h55


Estrategicamente localizado, o porto representa a menor distância entre os produtores de minério de ferro de Minas Gerais e seus clientes. Com investimento de R$ 4,2 bi¬lhões, o porto está pronto para iniciar as operações e já obteve as licenças de operação concedidas pelo INEA, ANTAQ e a Licença de Alfandegamento, concedida pela Receita Federal. A última etapa é a autorização da Marinha Brasileira para a liberação do canal marítimo de acesso prevista para os próximos meses.

“A localização estratégica do porto vai ajudar a resolver o gargalo logístico da região, além de atrair investimentos. A expansão do porto e a construção do Arco Metropolitano são projetos estrutu

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Estrategicamente localizado, o porto representa a menor distância entre os produtores de minério de ferro de Minas Gerais e seus clientes. Com investimento de R$ 4,2 bi¬lhões, o porto está pronto para iniciar as operações e já obteve as licenças de operação concedidas pelo INEA, ANTAQ e a Licença de Alfandegamento, concedida pela Receita Federal. A última etapa é a autorização da Marinha Brasileira para a liberação do canal marítimo de acesso prevista para os próximos meses.

“A localização estratégica do porto vai ajudar a resolver o gargalo logístico da região, além de atrair investimentos. A expansão do porto e a construção do Arco Metropolitano são projetos estruturantes que levarão prosperidade à cidade de Itaguaí, aumentando consideravelmente o potencial de renda e consumo de toda a região”, ressaltou o governador Luiz Fernando Pezão durante visita à obra.

Por meio do porto, o minério de ferro produzido no Brasil alcançará o mercado transoceânico e chegará aos grandes consumidores como o mercado do sudeste asiático. “O Porto Sudeste é um dos mais importantes empreendimentos de logística desenvolvidos no Brasil. O terminal está integrado à linha ferroviária da MRS Logística, permitindo que o minério seja transportado até o litoral fluminense e de lá siga para o mercado internacional. Dessa forma, o empreendimento fortalece a logística do Brasil e viabiliza o escoamento da produção de minério de ferro nacional”, afirma Eugênio Mamede, diretor de Operações do Porto Sudeste.

O Porto Sudeste tem profundidade de 20 metros e dois ber¬ços de atracação de navios, capaz de receber embarcações de grande porte. A estrutura do empreendimento conta com ramal ferroviário de 2,3 qui¬lômetros, pêra ferroviária, viradores de vagões para o descarregamento dos trens, dois pátios de estocagem com capacidade para 2,9 milhões de toneladas, além de instalações de apoio operacional. Para fazer a ligação entre os pátios de estocagem e o píer, foi construído um túnel de 1,8 quilômetro de extensão, com 11 metros de altura e 20 metros de largura. Com capacidade inicial para embarcar 50 milhões de toneladas por ano, o Porto Sudeste poderá numa segunda fase, expandir essa capacidade para até 100 milhões de toneladas por ano.

 

 

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