Logística
Assessoria de Imprensa
19/03/2015 08h59
A Tishman Speyer, uma das maiores desenvolvedoras, proprietárias e administradoras de empreendimentos imobiliários de alto padrão do mundo, anunciou hoje os planos iniciais de seu primeiro projeto residencial no Rio de Janeiro. O empreendimento, que terá o nome de Lumina Rio, está atualmente na fase de aprovação e deverá ser constituído por quatro torres. A primeira torre, com 360 unidades residenciais para comercialização, tem previsão de entrega de dois anos após a aprovação.
O Lumina Rio será construído na região do Porto Maravilha, em frente à Avenida Venezuela, entre a futura sede da L'Oreal e o Moinho Fluminense, ao lado do centro financeiro da cidade, próximo ao M
...A Tishman Speyer, uma das maiores desenvolvedoras, proprietárias e administradoras de empreendimentos imobiliários de alto padrão do mundo, anunciou hoje os planos iniciais de seu primeiro projeto residencial no Rio de Janeiro. O empreendimento, que terá o nome de Lumina Rio, está atualmente na fase de aprovação e deverá ser constituído por quatro torres. A primeira torre, com 360 unidades residenciais para comercialização, tem previsão de entrega de dois anos após a aprovação.
O Lumina Rio será construído na região do Porto Maravilha, em frente à Avenida Venezuela, entre a futura sede da L'Oreal e o Moinho Fluminense, ao lado do centro financeiro da cidade, próximo ao Museu do Amanhã e ao Museu de Arte do Rio, bem ao lado do Boulevard da Praça Mauá. "Acreditamos muito na vitalidade do Brasil no longo prazo, como sendo a força econômica da América Latina", disse Rob Speyer, presidente e Co-CEO da Tishman Speyer. "Igualmente, o Rio de Janeiro é uma das maiores cidades da região e estamos felizes em atender à demanda de mercado por residências de alto padrão, alta qualidade e boa localização com este empreendimento." Para Daniel Cherman, presidente da Tishman Speyer no Brasil, o empreendimento demonstra um reforço do compromisso da empresa com o Porto Maravilha, descrito como cenário do mais ambicioso projeto urbano do Brasil. "Com apoio das obras de infraestrutura que atualmente estão em andamento na região, vemos a dinâmica atividade de desenvolvimento de um mix comercial, residencial e de hotéis trazendo vida nova à área", acrescenta.
Medidas da Prefeitura do Rio incentivam novos residenciais
A aprovação da Lei Complementar nº 143/2014 pela Câmara Municipal já está impactando positivamente e atraindo negócios residenciais na região do Porto Maravilha. Investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana, já visíveis aos olhos da cidade, atraem atenções de investidores e potenciais moradores na área em revitalização. A Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) mapeou 128 projetos em licenciamento, construção ou reforma. São 54 residenciais (50 de Habitação de Interesse Social e quatro de grande porte), 43 comerciais, oito culturais, nove hotéis, seis institucionais e oito equipamentos comunitários. Internautas interessados em acompanhar a evolução do desenvolvimento imobiliário na área podem obter informações no site do Porto Maravilha, que detalha cada empreendimento em http://portomaravilha.com.br/empreendimentos.html.
Desde janeiro, grandes incorporadoras apresentaram projetos de residenciais na área. A Tishman Speyer inaugurou em novembro o Port Corporate Tower, ao lado do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), e já iniciou a construção do Pátio da Marítima, entre a Avenida Rodrigues Alves e a Cidade do Samba, ambos comerciais, deu entrada no pedido de licenciamento para erguer dois grandes empreendimentos residenciais vizinhos que somam 1.440 unidades. A empresa pretende construir na Avenida Venezuela 82 mil m² em dois terrenos nos números 232 a 264 e 194 a 224. O projeto prevê em cada endereço 720 unidades residenciais, cinco lojas e 765 vagas de garagem. Para a Prefeitura do Rio, é só o começo para atingir a meta de 28 mil unidades para atender às projeções de adensamento populacional na Região Portuária dos atuais 32 mil moradores para 100 mil em 10 anos.
Os benefícios da lei são válidos para novas unidades, imóveis existentes que passam por mudança de uso para residencial e áreas residenciais de edificações mistas. A medida reduz exigências de projeto e torna mais atraente a edificação de moradias na área. Dentre as novidades para este grupo, deixa de ser obrigatória a construção de estacionamento para veículos no imóvel e apartamento para zelador, assim como alojamento e vestiário para funcionários. Outra vantagem é o fato de varandas e espaços de circulação de uso comum não serem computados à taxa de ocupação nem no cálculo da Área Total Edificável (ATE).
Incentivos deixam de valer quando o consumo de Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs) pelo conjunto das novas edificações residenciais da área atingir 50% do estoque disponível pela operação urbana Porto Maravilha. A prefeitura mantém outros benefícios fiscais, como anistia de dívidas municipais e isenção de Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) oferecidos por leis e decretos anteriores (consulte http://portomaravilha.com.br/web/esq/legislacao.aspx).
Sobre o projeto
O empreendimento terá fachada com curvas e ângulos buscando captar a elegância e modernidade do Rio de Janeiro. Seus ocupantes desfrutarão de uma vista para a Baía da Guanabara bem como para ícones do Rio de Janeiro como, por exemplo, o Pão de Açúcar e o Corcovado. O novo empreendimento segue o sucesso do projeto homônimo, nos Estados Unidos. O Lumina, em São Francisco, está em construção e cada fase vem sendo rapidamente comercializada assim que é colocada à venda. Embora seja mais conhecida por seus empreendimentos comerciais icônicos em todo o mundo, nas últimas décadas a Tishman Speyer desenvolveu ou está desenvolvendo imóveis residenciais de luxo em grandes cidades, como Nova York, Boston e Xangai, bem como São Paulo. Seu portfólio de São Paulo remete ao início de 2006, e inclui o Metropolitan, Vila Nova e Duo Morumbi.
Sobre Tishman Speyer (www.tishmanspeyer.com)
A Tishman Speyer é uma das empresas líderes do mercado, como desenvolvedora, proprietária, operadora e administradora de empreendimentos imobiliários de alto padrão em todo o mundo. Com atuação nos Estados Unidos, Europa, América do Sul e Ásia, muitas das empresas de maior prestígio do mundo contam com a Tishman Speyer para atender as suas necessidades de espaço corporativo. A empresa já adquiriu, desenvolveu e/ou administrou aproximadamente 133,3 milhões de metros quadrados, com valor total de quase US$ 69,7 bilhões, desde a sua fundação, em 1978. Entre os empreendimentos com sua assinatura estão o Rockefeller Center e o Chrysler Center, em Nova York, a Torre Norte do Centro Empresarial Nações Unidas, em São Paulo, o Ventura Corporate Towers, no Rio de Janeiro, e o OpernTurm em Frankfurt. A Tishman Speyer também possui, atualmente, projetos em diferentes estágios de desenvolvimento em Brasília, Chengdu, Frankfurt, Gurgaon, Hyderabad, Paris, Rio de Janeiro, São Francisco, São Paulo, Xangai e Suzhou.
09 de janeiro 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade