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Porto de Vitória recebe R$ 108,8 milhões para obras de dragagem

Depois das obras, porto poderá receber embarcações com até 244 metros de comprimento

Agência T1

12/07/2012 10h00 | Atualizada em 12/07/2012 14h36


O Porto de Vitória (ES) receberá R$ 108,8 milhões paras obras de dragagem de aprofundamento e derrocagem (retirada de rochas submersas) do seu canal de acesso.

A Ordem de Serviço foi assinada na última quinta-feira (05) pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, o governador Renato Casagrande e o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Clovis Lascosque.

Com os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e prazo de conclusão de 15 meses, a dragagem permitirá o aumento no volume de cargas transportadas no Porto de Vitória, conforme o ministro.

O porto poderá receber embarcações permitindo operações de navios tipo Panamax c

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O Porto de Vitória (ES) receberá R$ 108,8 milhões paras obras de dragagem de aprofundamento e derrocagem (retirada de rochas submersas) do seu canal de acesso.

A Ordem de Serviço foi assinada na última quinta-feira (05) pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino, o governador Renato Casagrande e o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), Clovis Lascosque.

Com os recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e prazo de conclusão de 15 meses, a dragagem permitirá o aumento no volume de cargas transportadas no Porto de Vitória, conforme o ministro.

O porto poderá receber embarcações permitindo operações de navios tipo Panamax com até 244 metros de comprimento e 12,5 metros de calado. A circulação de embarcações subirá de 45 mil para 70 mil toneladas, propiciando mais segurança à navegação.

“As obras começarão pela bacia de evolução e berços de atracação. Isso permitirá maiores e mais ágeis giros e manobras dos navios antes da conclusão dos trabalhos”, disse Cristino.

Serão retirados 1,8 milhão de metros cúbicos de sedimentos e 115 mil metros cúbicos de rochas submersas dos 7,5 km de extensão do Canal de Vitória e da bacia de evolução.

Atualmente, devido ao baixo calado, de 10,5 metros, o Porto de Vitória trabalha com capacidade reduzida. Com a obra, a bacia de evolução contará com 14 metros de profundidade.

O ministro ainda garantiu recursos de aproximadamente R$ 337 milhões para o complexo portuário do Espírito Santo nos próximos anos e disse que o “Brasil vive uma fase de grandes investimentos na infraestrutura portuária e o Espírito Santo é um ponto estratégico para o país.”

 

 

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