NSC Total
14/02/2024 12h56
O Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, subiu duas posições e se tornou o sétimo maior porto público do Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O avanço se dá pela movimentação de 2023, quando São Francisco do Sul embarcou e desembarcou 16,8 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 33% quando comparado com 2022. Entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que mais cresceu (33%) e entre todos os 32 terminais públicos, obteve o segundo maior percentual de crescimento.
Em novembro, a Antaq já tinha divulgado que São
...O Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, subiu duas posições e se tornou o sétimo maior porto público do Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O avanço se dá pela movimentação de 2023, quando São Francisco do Sul embarcou e desembarcou 16,8 milhões de toneladas de mercadorias, um aumento de 33% quando comparado com 2022. Entre os 10 maiores portos públicos do país, foi o que mais cresceu (33%) e entre todos os 32 terminais públicos, obteve o segundo maior percentual de crescimento.
Em novembro, a Antaq já tinha divulgado que São Francisco do Sul tinha assumido a liderança na movimentação de cargas entre os portos de Santa Catarina, ultrapassando os terminais portuários privados.
Três terminais portuários localizados na Baía da Babitonga, no Norte de Santa Catarina, movimentaram 39 milhões de toneladas no ano passado. O número representa 64% de todas as cargas movimentadas pelos portos catarinenses, 61,7 milhões de toneladas.
O alinhamento de ações da administração do porto e funcionários, permitiu desenvolver um porto que vem batendo recordes de movimentação, mostrando índices de eficiência na movimentação de cargas que são similares aos dos mais modernos terminais do país.
As exportações foram responsáveis por 60% do fluxo de produtos que passaram pelo porto de São Francisco em 2023, com 10,2 milhões de toneladas. Os maiores volumes operados foram de grãos, com 9,6 milhões de toneladas. Ao todo, foram 5 milhões em soja; 4,6 milhões em milho; 250 mil litros de óleo vegetal, e 196 mil em madeiras.
As importações alcançaram 4,2 milhões de toneladas, com destaque para os fertilizantes (2,8 milhões).
Já o desembarque de cabotagem, movimentado pelo arrendatário Tesc, chegou a 2,5 milhões de toneladas, impulsionado pelos produtos siderúrgicos provenientes do Espírito Santo e que abastecem principalmente uma empresa de São Francisco do Sul.
18 de dezembro 2024
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