Logística
A Tribuna
14/07/2010 14h33 | Atualizada em 14/07/2010 17h52
O Porto de Paranaguá recebeu nesta terça-feira a maior embarcação da história do Paraná. Com 295 metros de comprimento e capacidade para 5.597 contêineres, o Cap Serrat é o segundo navio de grande porte que atraca no Estado, depois da autorização para que o terminal portuário receba embarcações Pós-Panamax (com tamanho superior ao limite das comportas do Canal do Panamá).
A liberação foi assinada no último mês pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Mario Lobo Filho, levando em consideração uma portaria publicada pela Capitania dos Portos do Paraná. Até então, a norma de navegação vigente só permitia a
...O Porto de Paranaguá recebeu nesta terça-feira a maior embarcação da história do Paraná. Com 295 metros de comprimento e capacidade para 5.597 contêineres, o Cap Serrat é o segundo navio de grande porte que atraca no Estado, depois da autorização para que o terminal portuário receba embarcações Pós-Panamax (com tamanho superior ao limite das comportas do Canal do Panamá).
A liberação foi assinada no último mês pelo superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Mario Lobo Filho, levando em consideração uma portaria publicada pela Capitania dos Portos do Paraná. Até então, a norma de navegação vigente só permitia a entrada de navios com no máximo 285 metros de comprimento.
De acordo com o capitão dos portos, Marcos Antônio Nóbrega Rios, “a dragagem feita no ano passado foi importante para possibilitar a atracação de embarcações maiores, assim como a implantação e manutenção de melhorias e normas de segurança exigidas pela Marinha do Brasil”.
De origem alemã, o navio Cap Serrat tem capacidade quase 60% maior que as embarcações de tamanho médio, chamadas de Panamax, com possibilidade de transportar até 3.220 unidades de contêineres.
Segundo Lobo Filho, entre as vantagens de operar navios maiores, está o aumento na quantidade de carga transportada e a redução nos custos de frete para os usuários do terminal paranaense. “Os gastos logísticos diminuem como um todo e a moderniza as operações, isso consolida Paranaguá como um porto estratégico para a América Latina”, explica o superintendente.
09 de janeiro 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade