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Pedágio Free Flow entra em operação no Brasil

Tecnologia elimina as praças de pedágio, com cobrança feita por leitura via câmera

O Estado de S.Paulo

30/01/2023 16h31 | Atualizada em 16/02/2023 20h32


No dia 30 de janeiro teve início o funcionamento do primeiro pedágio sem cancela do Brasil, informa o jornal O Estado de S.Paulo.

Sob a responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da CCR Rio/SP, os pórticos do sistema Free Flow estão instalados em trechos da BR-101 (Rio-Santos), em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Iguati (km 414).

De acordo com ANTT, em fevereiro serão feitas análises de fluxo e de passagens com tags ou placas de veículo. Somente após eventuais ajustes nos equipamentos, o que deve acontecer em março, haverá o início das cobranças, cujas tarifas ainda não foram divulgadas pela ANTT.

Trazido ao país pela empresa austríaca Kapsch TrafficCom, a tecnologia Free Flow elimina as praças de pedágio, com cobrança feita por leitura via câmera.

Conforme a Kapsch, o sistema utiliza pórticos equipados com câmeras, sensores e antenas. Assim, consegue identificar e classificar o veículo por categoria. Essa leitura é feita por meio de tag no para-brisa ou da placa do veículo.

No primeiro caso, o preço do pedági

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No dia 30 de janeiro teve início o funcionamento do primeiro pedágio sem cancela do Brasil, informa o jornal O Estado de S.Paulo.

Sob a responsabilidade da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da CCR Rio/SP, os pórticos do sistema Free Flow estão instalados em trechos da BR-101 (Rio-Santos), em Paraty (km 538), Mangaratiba (km 447) e Iguati (km 414).

De acordo com ANTT, em fevereiro serão feitas análises de fluxo e de passagens com tags ou placas de veículo. Somente após eventuais ajustes nos equipamentos, o que deve acontecer em março, haverá o início das cobranças, cujas tarifas ainda não foram divulgadas pela ANTT.

Trazido ao país pela empresa austríaca Kapsch TrafficCom, a tecnologia Free Flow elimina as praças de pedágio, com cobrança feita por leitura via câmera.

Conforme a Kapsch, o sistema utiliza pórticos equipados com câmeras, sensores e antenas. Assim, consegue identificar e classificar o veículo por categoria. Essa leitura é feita por meio de tag no para-brisa ou da placa do veículo.

No primeiro caso, o preço do pedágio é cobrado na fatura da operadora da tag. Porém, é possível oferecer descontos no caso de usuários frequentes. Além disso, todos os veículos com tag terão desconto de 5% na tarifa de pedágio pelo uso do dispositivo.

Os veículos leves terão vantagem adicional com desconto progressivo a partir da segunda até a 30ª passagem no mesmo local e sentido, dentro do mesmo mês. Os descontos irão variar de 5% a 70%, de acordo com a empresa.

Já para veículos sem tag, o pagamento da tarifa poderá ser feito por Pix ou outros aplicativos, como WhatsApp Chatbot, App ou portal web da concessionária, informa a reportagem.

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