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O Estado de S. Paulo
20/07/2017 08h42 | Atualizada em 20/07/2017 13h32
O porto de Paranaguá vai virar um canteiro de obras. Quatro empresas que operam terminais de grãos - Moinho Iguaçu, Diamond, Gencon e Gransol - vão construir armazéns que, juntos, ampliarão a capacidade em 340 mil toneladas.
O total de investimentos é de R$ 450 milhões. Já a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) vai desembolsar R$ 190 milhões para aumentar o berço 201, que movimenta 1,7 milhão de toneladas de grãos por ano, para poder carregar 6 milhões de t/ano. As obras devem ser concluídas em 2019.
A APPA também quer turbinar a capacidade do porto de receber fertilizantes. A Fospar, controlada pela Mosaic, já dispõe de R$ 160 milhões para investir em um novo berço e em um armazém que poderá receber 14
...O porto de Paranaguá vai virar um canteiro de obras. Quatro empresas que operam terminais de grãos - Moinho Iguaçu, Diamond, Gencon e Gransol - vão construir armazéns que, juntos, ampliarão a capacidade em 340 mil toneladas.
O total de investimentos é de R$ 450 milhões. Já a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) vai desembolsar R$ 190 milhões para aumentar o berço 201, que movimenta 1,7 milhão de toneladas de grãos por ano, para poder carregar 6 milhões de t/ano. As obras devem ser concluídas em 2019.
A APPA também quer turbinar a capacidade do porto de receber fertilizantes. A Fospar, controlada pela Mosaic, já dispõe de R$ 160 milhões para investir em um novo berço e em um armazém que poderá receber 145 mil toneladas.
Entre as obras previstas para aumentar a produtividade do porto está a dragagem. Após a conclusão da obra, o terminal será capaz de receber mais 10 mil toneladas de carga por navio. Isso significa um acréscimo aproximado de 315 mil toneladas por mês na movimentação de mercadorias, sem necessidade de aumento do cais existente. Atualmente, Paranaguá recebe 30 navios por dia de, no máximo, 12,60 metros de calado.
Com o aumento da profundidade, o canal externo passará dos atuais 15 metros para 16 metros. Já o canal interno saltará dos 14 metros para 15 metros. A bacia de evolução do canal, área utilizada pelos navios para manobra e atracação, ganhará mais dois metros de profundidade com a nova dragagem, passando de 12 para 14 metros. Já as áreas intermediárias, localizadas entre o Canal da Galheta e a bacia de evolução, passarão a ter entre 14 e 15 metros de profundidade.
09 de janeiro 2020
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