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22/08/2012 12h24 | Atualizada em 22/08/2012 18h12
A draga Xin Hai Feng, que está realizando a dragagem dos pontos críticos ao longo do Canal da Galheta, já dragou 50% da área Alfa, a primeira ser dragada e a mais crítica ao longo do Canal. Os técnicos que estão trabalhando na operação prevêem mais 20 dias de trabalho até concluir a dragagem do trecho, que é o mais extenso de toda a campanha que está sendo realizada em Paranaguá.
“Os trabalhos estão evoluindo a contento. Já foi feita a primeira batimetria intermediária da área Alfa e foi aferido que metade do serviço já foi feito. Os ganhos em recuperar a profundidade do canal são inúmeros, sobretudo com relação à segurança da navegação”, afirma Luiz Henrique Dividino
...A draga Xin Hai Feng, que está realizando a dragagem dos pontos críticos ao longo do Canal da Galheta, já dragou 50% da área Alfa, a primeira ser dragada e a mais crítica ao longo do Canal. Os técnicos que estão trabalhando na operação prevêem mais 20 dias de trabalho até concluir a dragagem do trecho, que é o mais extenso de toda a campanha que está sendo realizada em Paranaguá.
“Os trabalhos estão evoluindo a contento. Já foi feita a primeira batimetria intermediária da área Alfa e foi aferido que metade do serviço já foi feito. Os ganhos em recuperar a profundidade do canal são inúmeros, sobretudo com relação à segurança da navegação”, afirma Luiz Henrique Dividino, superintendente dos portos paranaenses.
A área Alfa tem, no total, dois milhões de metros cúbicos de sedimentos a serem retirados. A área de despejo fica a cerca de uma hora da região, o que tem permitido que a draga faça cinco viagens por dia. A draga tem capacidade de cisterna de 17 mil metros cúbicos.
Na semana passada, o equipamento parou o trabalho por dois dias, para abastecimento e manutenção preventiva. Outra parada técnica está prevista para o dia 10 de setembro.A dragagem foi iniciada no dia 18 de julho. Com a dragagem, a profundidade do Canal da Galheta será restabelecida em 15 metros. Hoje, há pontos com 13,10 metros de profundidade.
Após concluída a dragagem do canal externo, o equipamento vai dragar dois trechos entre o canal externo e o Porto de Paranaguá. Na segunda fase do projeto, terá início a dragagem do canal de acesso ao Porto de Antonina. O custo total da obra é de R$ 37 milhões e está sendo pago com recursos próprios da Appa. O prazo de execução dos trabalhos é de seis meses.
09 de janeiro 2020
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