Revista M&T
10/05/2023 09h10 | Atualizada em 13/07/2023 14h37
Para atender com qualidade e pontualidade ao crescente volume de obras, é preciso sobretudo contar com um modelo otimizado de operação.
Nesse sentido, a concretagem ocupa papel de protagonismo, pois nos resultados há um peso significativo da articulação adequada entre usina (produção), caminhão-betoneira (transporte) e bombas-lança (aplicação).
De fato, essa integração influencia diretamente na manutenção do ponto de liga da mistura e no resultado da concretagem em grandes áreas, por exemplo.
...Para atender com qualidade e pontualidade ao crescente volume de obras, é preciso sobretudo contar com um modelo otimizado de operação.
Nesse sentido, a concretagem ocupa papel de protagonismo, pois nos resultados há um peso significativo da articulação adequada entre usina (produção), caminhão-betoneira (transporte) e bombas-lança (aplicação).
De fato, essa integração influencia diretamente na manutenção do ponto de liga da mistura e no resultado da concretagem em grandes áreas, por exemplo.
Para alcançar a produtividade adequada, a Schwing-Stetter aponta a importância do uso de equipamentos e insumos com as características certas para cada aplicação. “Além disso, também é fundamental planejar a instalação e elaborar a gestão logística, da fabricação até o bombeamento, para se atingir o melhor resultado”, destaca a empresa.
Durante a escolha de bombas, é possível optar por equipamentos do tipo lança, autobombas ou estacionários. Com base na especificação, vem a necessidade de alinhar a máquina com a usina, definindo ainda o ciclo de carregamento dos caminhões-betoneira que farão o transporte do insumo.
“É preciso estar atento ao trajeto entre a usina e a obra, avaliando a distância, o trânsito e as possíveis limitações de tráfego”, recomenda Rodrigo Kazuma, gerente da Unidade de Concretos da Zoomlion.
Nesse preparo logístico, vale lembrar que o concreto tem tempo de cura. Ou seja, quando o material chega ao canteiro, a estrutura para recebê-lo deve estar pronta e montada. “Caso contrário, podem surgir problemas, pois qualquer interferência na linha de concreto tem o potencial de provocar entupimentos ou, até mesmo, a perda total da betoneira”, alerta Silvio Souza, engenheiro de vendas da Putzmeister.
PLANEJAMENTO
A palavra-chave para garantir um processo otimizado de concretagem e livre de qualquer tipo de imprevisto é “planejamento”. Um projeto devidamente elaborado evita prejuízos materiais e financeiros por intercorrências, tanto para o cliente quanto para a obra.
“No caso dos equipamentos utilizados nesse trabalho, o fornecedor de concreto e o locatário da máquina têm de prestar bastante atenção na linha que será montada”, observa André Medeiros, especialista do departamento comercial da Putzmeister.
Outros inconvenientes relacionados à falta de planejamento incluem maior desgaste do maquinário, redução da produtividade e perdas de concreto.
“Como exemplo, podemos citar a construção dos altos prédios em Balneário Camboriú (SC), em que foi necessário utilizar tubulação especial por conta da altura elevada, assim como uma fixação mais adequada para essa estrutura”, destaca Medeiros, acentuando que cada projeto requer um planejamento específico, pensado com base nas particularidades da obra.
Empreendimento em SC foi executado com um único equipamento, que bombeava a 300 m de altura a partir do chão
No caso dos empreendimentos do litoral catarinense, a tubulação das bombas precisou inclusive ser dotada de características peculiares para que o concreto chegasse às lajes mais altas.
“Hoje, existem soluções que, com um único modelo de bomba, conseguem realizar o bombeamento do piso até a última laje, sem a necessidade de máquinas intermediárias”, indica Souza, lembrando que o empreendimento Yachthouse foi executado com único equipamento, que bombeava a 300 m de altura (praticamente 85 lajes) partindo do chão.
Isso foi feito com a tubulação fixada no poço do elevador, com ancoragem em pontos estratégicos que eliminaram o risco de soltura e permitiram eventuais trocas de tubos, sem que a parte superior da instalação descesse ou a debaixo deixasse de sustentar o sistema.
Nessa etapa, também é crucial considerar o traço e o slump do concreto – características que influenciam no bombeamento – assim como o intervalo entre as betoneiras, para evitar que a bomba fique sem concreto. “Todas essas etapas são de suma importância para o sucesso da concretagem dentro dos custos e prazos planejados”, aponta Gian
Romano, gerente comercial de Tecnologia do Concreto da Liebherr. “Utilizar uma central automatizada, que dose com agilidade e precisão os insumos e controle a umidade dos materiais em tempo real, resulta em uma produção mais rápida, além de evitar redosagem e correção do slump no caminhão-betoneira antes da saída para a obra.”
Como se vê, o sucesso da concretagem passa pela conciliação adequada das diferentes etapas de trabalho.Entretanto, essa articulação pode enfrentar problemas, seja com o cliente reclamando que o concreto não chegou ao canteiro no momento correto ou a concreteira se queixando que a obra não está preparada para receber o insumo.
Análise do trajeto entre a usina e a obra é crucial para as operações de concretagem
“Por problemas de trânsito ou preparação da mistura, uma bomba pode chegar às 7h e a primeira betoneira, às 12h”, ratifica Souza, da Putzmeister. “Com isso, metade do dia acaba sendo perdido.”
Outras vezes, o equipamento até chega no início do expediente, mas permanece no local esperando o concreto ser entregue. Além disso, essas empresas são remuneradas por hora de concreto bombeado, ou seja, quando a betoneira começa a descarregar o insumo – e não pelo tempo de disponibilidade da bomba.
Essa situação é corriqueira, mas, de acordo com Souza, já há uma política de mudanças, pois muitos contratos de prestação do serviço preveem remuneração a partir do momento em que a bomba chega à obra, independentemente do horário de início da concretagem. Contudo, essa mudança acaba sendo travada por concreteiras que oferecem o bombeamento como “cortesia”, embutida no valor do concreto.
Tal prática gera uma série de inconvenientes, uma vez que o valor-hora da bomba e sua manutenção não são custeados. “Algumas concreteiras já estão desvinculando o fornecimento do concreto do aluguel da bomba, subdividindo esses papéis em diferentes áreas”, conta Souza. “A Polimix, por exemplo, adquiriu a Lançamix para atuar de forma separada nesse segmento.”
MANUTENÇÃO
Por praxe, existem falhas a serem evitadas nas operações de concretagem. As principais talvez sejam a negligência com as manutenções e a falta de treinamento de operadores. Há, ainda, casos em que os usuários deixam de lado as recomendações do fabricante, abrindo margem para situações que colocam em risco a segurança e a eficiência do processo. “Seguir os planos preventivos é fundamental para preservar a vida útil dos equipamentos e garantir a disponibilidade operacional, evitando que qualquer fase da atividade seja comprometida”, reforça Romano, da Liebherr.
Deixar de lado as preventivas e limpezas periódicas significa aceitar que ocorra desgaste prematuro do equipamento. Normalmente, quem imagina que pode economizar com as inspeções acaba gastando muito mais para remediar os problemas que certamente vão aparecer, sem mencionar os riscos de acidentes.
Para nortear essas atividades, os fornecedores oferecem manuais de operação e manutenção, elaborados com base na experiência. “Uma parcela do mercado ainda não adota os procedimentos preventivos, realizando intervenções apenas quando a máquina quebra”, reconhece Souza, da Putzmeister, lembrando que alguns clientes estão com o equipamento há 20 anos no mercado e jamais pararam para avaliações.
Mas a segurança operacional envolve outros aspectos, como a atenção ao local de patolamento das bombas – observando-se a topografia do terreno e possíveis interferências, como a presença de rede elétrica. “Para evitar acidentes na utilização de autobombas ou bombas estacionárias, com montagem de tubulações, é preciso sempre verificar as conexões, curvas, abraçadeiras e conservação do sistema”, completa Kazuma, da Zoomlion.
Outra prática desaconselhável, mas que acaba sendo comum no mercado, é o uso de peças paralelas. De acordo com a Putzmeister, diversos materiais sem procedência são comercializados no país e, para piorar, ainda não existe legislação para regulamentar a origem de peças e equipamentos no segmento.
Sucesso da concretagem passa pela conciliação adequada das diferentes etapas de trabalho
“Atualmente, é possível encontrar até mesmo oficinas para conserto de motores de carros que montam bombas de concreto”, lamenta Medeiros, da Putzmeister.
Desse modo, é preciso se atentar aos riscos decorrentes do uso de peças sem procedência. Uma válvula de retenção com cilindro paralelo defeituoso tem dois comportamentos possíveis: descer devagar ou romper de vez.
No segundo caso, o braço que despenca pode resultar em fatalidades. “Quem faz as contas não compra peças paralelas, pois sabe que as manutenções serão mais frequentes e os custos, superiores”, ressalta Medeiros.
Contudo, ele admite que em alguns casos essa não é uma regra absoluta, como acontece com o acoplamento (braçadeira que conecta dois tubos). “Muitas obras utilizam esse material fundido, porque o acoplamento forjado, que é o ideal, custa três vezes mais”, diz.
O material forjado possui uma trava no formato de grampo reforçado, para que a pressão não abra a peça. No fundido, há apenas um prego ou ausência total da trava.
Mesmo com a pressão exercida sobre o sistema, o forjado não se rompe (apenas abre em situações muito específicas). Já o fundido, quando usado em tubulações fixadas no poço do elevador, não pode ser submetido à tração lateral.
“Imagine dois tubos e um acoplamento travando-os. Um puxa para baixo e o outro trava em cima. Isso não pode acontecer no fundido, pois a peça não foi feita para essa aplicação”, compara Medeiros. “Já o forjado consegue suportar todas essas forças.”
Assim, a utilização do acoplamento fundido pode resultar em interrupção do bombeamento, pois a peça pode estourar os tubos. “Além disso, quando você tem um esforço de acoplamento no forjado a peça pode torcer e rachar”, alerta Souza, da Putzmeister. “O acoplamento estoura como um copo de vidro caindo no chão, podendo resultar em fatalidade.”
MONITORAMENTO
Não eram raros os casos em que o caminhão desviava da rota – independentemente do motivo – e prejudicava a concretagem. No entanto, atualmente essa realidade mudou com o uso da tecnologia. Afinal, já existem diferentes sistemas de monitoramento e automação, indispensáveis quando o objetivo é alcançar uma produtividade otimizada e altamente eficiente.
Dispositivos controlam a operação para garantir a qualidade da mistura e a eficiência do equipamento
Essas ferramentas aferem diferentes situações, como a paralisação de uma betoneira e o tempo que permaneceu sem operar, casos em que o balão virou ao contrário e o itinerário percorrido, entre outras. Com isso, os próprios motoristas estão mais cautelosos, permitindo eliminar os riscos de vulnerabilidade nessa fase do procedimento.
“Existem ferramentas que controlam até a operação da betoneira, garantindo a qualidade e a mistura do concreto, com aumento da eficiência do próprio equipamento”, explica Romano, mencionando o EMC-BR, um sistema de gerenciamento eletrônico desenvolvido pela Liebherr.
Com esse software, diz ele, é possível ainda controlar a rotação do tambor de maneira independente do motor do caminhão, além de monitorar a consistência do concreto, padronizar os tempos de mistura e verificar o correto funcionamento dos principais componentes do equipamento, tudo em tempo real.
"Tudo isso proporciona um trabalho mais confortável e intuitivo ao operador”, assegura.
O dispositivo também se integra aos sistemas de rastreamento de veículos e de telemetria, aumentando o controle sobre a operação. “Alguns equipamentos operam com conectividade, como as bombas de concreto estacionárias que operam paralelamente às perfuratrizes”, completa Romano.
MERCADO
Distúrbios logísticos ainda impactam a entrega de equipamentos
Por conta das restrições motivadas pela pandemia, a entrega de equipamentos foi comprometida nos últimos anos, gerando um problema que ainda persiste.
“Atualmente, uma máquina fornecida pela nossa fábrica na Índia tem prazo de recebimento de motores de aproximadamente sete meses”, exemplifica André Medeiros, da Putzmeister.
“Para uma venda realizada hoje, estamos falando de entregar o produto daqui a oito meses. Depois há, ainda, o prazo para o material chegar ao Brasil – o que faz a espera chegar a um ano inteiro.”
E a tendência é que essa situação ainda permaneça nos próximos meses. Além da crise de saúde pública, a logística global também foi impactada pelo bloqueio do canal de Suez em 2021, que ainda tem reflexo nos prazos de expedição.
No setor de concreto, tempo de espera para entrega de equipamentos pode chegar a um ano
PROJEÇÕES
Fabricantes projetam ano desafiador, mas com oportunidades
Para fabricantes, confiança vem de incentivos para construções populares e projetos de infraestrutura
O ano de 2023 começou com expectativas positivas para os setores da construção civil, infraestrutura, mineração e saneamento. Diante de uma variada carteira de projetos em execução ou planejamento, seja da gestão pública ou da iniciativa privada, o país tem boa perspectiva de obras no médio e longo prazo, motivando investimentos em equipamentos de concreto.
De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a previsão de crescimento do setor neste ano é de 2,5%, um percentual positivo, mas ainda abaixo do já proporcionado pela atividade.
Entre os fabricantes, todavia, as perspectivas são positivas para ampliação ou renovação de frotas.
“Na siderurgia, por exemplo, há uma quantidade elevada de máquinas mais antigas”, ressalta André Medeiros, da Putzmeister.
“E para substituí-las já surgem compras de soluções atualizadas, pois trata-se de um ponto crítico que pode resultar na parada completa de um forno.”
Esse clima de confiança é corroborado por Gian Romano, da Liebherr. “Estamos otimistas de que acontecerão investimentos em novos projetos de construção e haverá um ligeiro crescimento na demanda por betoneiras”, diz. “Será um ano desafiador, mas de boas oportunidades.”
Para Rodrigo Kazuma, da Zoomlion, a confiança vem dos incentivos para construções populares e projetos de infraestrutura, o que certamente resultará em aumento da demanda.
“O mercado imobiliário tem muitas unidades contratadas e na área de infraestrutura se destacam obras como a ampliação do Metrô e a construção do Trem Intercidades, ambos em São Paulo, além de novas concessões de portos e aeroportos”, ele enumera.
“Há, ainda, iniciativas nos setores industrial, de óleo & gás, mineração e agronegócio – todos com acenos de projetos relevantes.”
Saiba mais:
Liebherr: www.liebherr.com
Putzmeister: www.putzmeister.com
Schwing-Stetter: www.schwingstetter.com.br
Zoomlion: http://br.zoomlion.com
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