Logística
Valor
24/08/2012 08h11 | Atualizada em 24/08/2012 12h56
Pelas regras divulgadas nesta quinta-feira, a concessionária poderá pleitear financiamento público que não ultrapasse 70% do valor dos investimentos a serem realizados, de acordo com o plano de negócios apresentado, ou até o limite de R$ 6,124 bilhões, de forma parcelada, conforme as necessidades para a realização do projeto.
Segundo a ANTT, o valor será corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), observando a data-base de dezembro de 2008, quando foram feitos os primeiros estudos de referência e viabilidade do projeto.
EPL terá participação de 10%
O superintendente-executivo da ANTT, Hélio Mauro França, disse
...Pelas regras divulgadas nesta quinta-feira, a concessionária poderá pleitear financiamento público que não ultrapasse 70% do valor dos investimentos a serem realizados, de acordo com o plano de negócios apresentado, ou até o limite de R$ 6,124 bilhões, de forma parcelada, conforme as necessidades para a realização do projeto.
Segundo a ANTT, o valor será corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), observando a data-base de dezembro de 2008, quando foram feitos os primeiros estudos de referência e viabilidade do projeto.
EPL terá participação de 10%
O superintendente-executivo da ANTT, Hélio Mauro França, disse que a recém-criada Empresa de Planejamento e Logística (EPL) terá participação equivalente a 10% do empreendimento. Segundo ele, a concessionária que vencer o leilão da primeira etapa terá obrigação de injetar 30% do capital necessário para tocar o empreendimento. Os demais 70% serão captados por meio de financiamento.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será o grande financiador do projeto. A linha de crédito já aprovada pelo banco é de até R$ 20 bilhões, mas essa cifra será corrigida pelo IPCA, podendo chegar perto dos R$ 22 bilhões.
O governo, segundo França, manteve recursos no edital do trem-bala para arcar com eventuais prejuízos do consórcio operador do projeto, caso a demanda de passageiros planejada não se confirme. No entanto, garantiu que essa situação seria extremamente remota, dado o fluxo estimado de passageiros durante os 40 anos de concessão do trem.
09 de janeiro 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade