Assessoria de Imprensa
11/06/2021 11h00 | Atualizada em 17/06/2021 15h58
As obras da futura Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo devem entrar em uma próxima fase em junho. O projeto prevê um total de quatro etapas até a conclusão, prevista para o início de 2024. O investimento total deve alcançar 988 milhões de reais, que serão cobertos pelas licitantes.
Na primeira fase, que teve início em janeiro deste ano, foi apresentado o projeto de sinalização e integração das mais de 300 interfaces que contribuem para o correto funcionamento dos trens.
O primeiro trecho terá uma extensão de 7,7 km operacionais e interligará a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação M
...As obras da futura Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo devem entrar em uma próxima fase em junho. O projeto prevê um total de quatro etapas até a conclusão, prevista para o início de 2024. O investimento total deve alcançar 988 milhões de reais, que serão cobertos pelas licitantes.
Na primeira fase, que teve início em janeiro deste ano, foi apresentado o projeto de sinalização e integração das mais de 300 interfaces que contribuem para o correto funcionamento dos trens.
O primeiro trecho terá uma extensão de 7,7 km operacionais e interligará a Linha 9-Esmeralda da CPTM, na Estação Morumbi, à Linha 5-Lilás do Metrô.
A Linha 17-Ouro será o segundo monotrilho a operar na cidade e o primeiro projeto do tipo a exigir um serviço de certificação independente.
Após a integração dos mais de 14 sistemas, a TÜV Rheinland ficará encarregada de verificar o funcionamento e a segurança, incluindo sinalização, controle de velocidade e aceleração do trem, fornecimento de energia, telecomunicações, aparelhos de mudança de via, comunicação com operadores e centros de controle, entre outros.
Após a conclusão dessa primeira etapa, que deve ocorrer em junho, as empresas discutirão os detalhamentos, que servirão de base para uma terceira fase, envolvendo o projeto preliminar, com testes e fabricação.
Por último, será feito o comissionamento, que consiste no conjunto de técnicas e procedimentos de engenharia para verificar, inspecionar e testar cada elemento físico do empreendimento.
"A auditoria dos principais sistemas na linha será realizada de acordo com o conjunto de normas Europeias EN 50126, que prevê demonstração e especificação de confiabilidade, disponibilidade, manutenção e segurança (RAMS) para aplicações ferroviárias, além dos requisitos de Nível de Integridade da Segurança que, em alguns casos, são SIL 4, nível mais estrito estabelecido pelas regulamentações internacionais CENELEC EN 50126, 50128 e 50129", detalha Marcos Camelo, gerente regional da área de ferrovias da TÜV Rheinland.
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