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Obra bilionária moderniza importante rodovia de SP

Entre as novidades estão 21 pórticos de pedágio com tecnologia de passagem livre (free flow), cinco novos viadutos e ampliação das pistas expressas e marginais

Diário do Litoral

17/11/2025 10h54


Com a conclusão das obras no trecho entre São Paulo e Arujá, a rodovia Presidente Dutra (BR-116) passa por sua maior transformação desde a inauguração, em 1951. A

CCR RioSP, concessionária responsável pela via, investiu R$ 1,4 bilhão na modernização do corredor que conecta a capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e ao Rio de Janeiro.

Entre as novidades estão 21 pórticos de pedágio com tecnologia de passagem livre (free flow), cinco novos viadutos e ampliação das pistas expressas e marginais.

A intervenção tem como objetivo melhorar o fluxo dos cerca de 350 mil

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Com a conclusão das obras no trecho entre São Paulo e Arujá, a rodovia Presidente Dutra (BR-116) passa por sua maior transformação desde a inauguração, em 1951. A

CCR RioSP, concessionária responsável pela via, investiu R$ 1,4 bilhão na modernização do corredor que conecta a capital paulista ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e ao Rio de Janeiro.

Entre as novidades estão 21 pórticos de pedágio com tecnologia de passagem livre (free flow), cinco novos viadutos e ampliação das pistas expressas e marginais.

A intervenção tem como objetivo melhorar o fluxo dos cerca de 350 mil veículos diários que utilizam o trecho, especialmente nas ligações com a marginal Tietê, rodovia Fernão Dias e Hélio Smidt, principal acesso ao aeroporto.

Alterações - As mudanças são perceptíveis para quem trafega pela região. A nova alça de acesso à rodovia Hélio Smidt, por exemplo, atinge 20,65 metros de altura e forma uma curva suspensa que conecta subida e descida. A via expressa também ganhou uma terceira faixa por sentido, enquanto a velocidade máxima no trecho foi reduzida de 110 km/h para 50 km/h em pontos de maior complexidade.

Segundo Denysson Canesso, gerente executivo de engenharia da CCR RioSP, o principal desafio foi desafogar um trecho historicamente congestionado.

‘Aquela região sempre foi muito complexa, com tráfego que cresce a cada ano. Era necessário dar fluidez a uma área já saturada’, explica.

A concessionária estima que o novo traçado possa economizar até uma hora de viagem no trajeto de ida e volta até o aeroporto.

Pedágios de passagem livre e cobrança variável - Os 21 pórticos eletrônicos estão posicionados em todas as entradas e saídas entre a via expressa e as marginais, até o pedágio de Arujá. O novo sistema free flow permitirá que os veículos passem sem precisar parar - a cobrança será feita automaticamente, por leitura de placa ou tag.

Por enquanto, o sistema está instalado, mas a cobrança ainda não começou. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que os valores e a data de início só serão definidos após deliberação da diretoria colegiada. A expectativa é que a tarifa seja dinâmica, com preço mais alto em horários de pico.

Motoristas que utilizarem somente a via expressa pagarão o pedágio físico de R$ 4,50, enquanto quem circular apenas pelas marginais não será tarifado.

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