Equipamentos
Assessoria de Imprensa
19/02/2015 08h14 | Atualizada em 19/02/2015 17h09
O presidente da ABIMAQ, Carlos Pastoriza, o presidente executivo, José Velloso, e o diretor de competitividade, Mario Bernardini, reuniram-se em Brasília, no dia 22 de janeiro, com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa.
A direção da associação está participando de reuniões com os novos ministros, recém-nomeados, para apresentar o cenário atual enfrentado pela indústria de máquinas e equipamentos e discutir medidas a favor da retomada da competitividade.
Os encontros têm como objetivo verificar o andamento de pleitos do setor e, principalmente, garantir junto ao governo o compromisso de que não haverá aumento de carga tributária para a indústria e que conquistas alcançadas nos últimos anos sejam ma
...O presidente da ABIMAQ, Carlos Pastoriza, o presidente executivo, José Velloso, e o diretor de competitividade, Mario Bernardini, reuniram-se em Brasília, no dia 22 de janeiro, com o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa.
A direção da associação está participando de reuniões com os novos ministros, recém-nomeados, para apresentar o cenário atual enfrentado pela indústria de máquinas e equipamentos e discutir medidas a favor da retomada da competitividade.
Os encontros têm como objetivo verificar o andamento de pleitos do setor e, principalmente, garantir junto ao governo o compromisso de que não haverá aumento de carga tributária para a indústria e que conquistas alcançadas nos últimos anos sejam mantidas.
De acordo com Velloso, o ministro demonstrou boa receptividade em relação aos pleitos debatidos, ressaltando, porém, que 2015 será um ano de ajustes e que uma contração da economia é certa.
RESUMO DOS TEMAS TRATADOS E POSIÇÃO ATUAL
Na ocasião, foram discutidos os seguintes temas: Regimes especiais, Modermaq, Finame, reforma do PIS/Cofins, novos aumentos de impostos, manutenção da desoneração da folha de pagamentos, margem de preferência e Reintegra.
- REGIMES ESPECIAIS - Deverão ser revistos e alguns poderão ser eliminados.
- MODERMAQ - Programa de renovação do parque industrial brasileiro será discutido em reunião com o novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Armando Monteiro Neto.
- PSI/FINAME - O orçamento anunciado na circular do BC deverá ser cumprida sem modificações em 2015.
- NOVOS AUMENTOS DE IMPOSTOS - Os que deveriam ser feitos já foram anunciados, entretanto, a hipótese de novos aumentos não está descartada.
- REFORMA DO PIS E COFINS - A posição passada pelo governo é que esta medida deverá ficar para o próximo ano. O governo está trabalhando para unificar PIS e Cofins, o que mudaria a forma como a contabilidade é apurada, fazendo com que tudo que entre nas empresas, e não somente matéria prima, gere crédito fiscal. Segundo Velloso, a iniciativa é bem vinda, pois simplificará o sistema atual. A preocupação da ABIMAQ, no entanto, é que com a desoneração, o governo reveja as alíquotas e que aconteçam aumentos. “Continuaremos atuando no tema, junto ao MDIC, Ministério da Fazenda, Secretaria de Política Econômica e Secretaria da Receita Federal”, declarou o presidente executivo da associação.
- DESONERAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTOS - Deverá ser mantida.
- REINTEGRA (Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras) - Deverá continuar em 3% até o fim deste ano, salvo alteração promovida pelo MDIC.
- MARGEM DE PREFERÊNCIA - Foi vetada quando da sanção da Medida Provisória 656 e deverá ser reapresentada em nova MP, agora com metodologia diferente. “A Margem de Preferência não será linear pelos produtos beneficiados. A Margem deve ser maior quanto mais valor agregado tiver o material objeto da concorrência, o que beneficiará o setor de máquinas”, explicou Velloso.
Para dar continuidade aos debates referentes a estes e outros temas que influenciam a competitividade da indústria brasileira de máquinas e equipamentos, a ABIMAQ está agendando novas audiências com o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, o ministro do MDIC, Armando Monteiro Neto, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e ainda com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, com o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Afonso Arinos Neto, e com o secretário de Desenvolvimento da Produção do MDIC, Carlos Gadelha.
09 de abril 2020
26 de julho 2018
26 de julho 2018
14 de junho 2018
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade