Assessoria de Imprensa
31/01/2025 20h40 | Atualizada em 27/02/2025 02h21
O Brasil tem proporções continentais e efetua prioritariamente sua logística via malha rodoviária, usada para escoar 75% da produção brasileira.
As estradas estão sujeitas a estresse cada vez maior, incluindo aumento do tráfego pesado e condições climáticas mais extremas que podem acelerar a degradação das superfícies e impõem desafios significativos à durabilidade do asfalto.
Nesse contexto, os aditivos químicos são grandes aliados para trazer soluções que aumentem de forma significativa a durabilidade do asfalto, tornem sua manutenção mais fácil e garantam s
...O Brasil tem proporções continentais e efetua prioritariamente sua logística via malha rodoviária, usada para escoar 75% da produção brasileira.
As estradas estão sujeitas a estresse cada vez maior, incluindo aumento do tráfego pesado e condições climáticas mais extremas que podem acelerar a degradação das superfícies e impõem desafios significativos à durabilidade do asfalto.
Nesse contexto, os aditivos químicos são grandes aliados para trazer soluções que aumentem de forma significativa a durabilidade do asfalto, tornem sua manutenção mais fácil e garantam sustentabilidade, inclusive com o uso de asfalto reciclado (RAP).
As estradas geralmente duram entre dez e 20 anos antes de precisarem ser recapeadas. No entanto, nos últimos anos, o conceito de preservação do pavimento se tornou uma solução importante para expandir a vida útil das estradas e interromper a deterioração.
Eles incluem uma série de tratamentos de manutenção a cada cinco ou dez anos para manter uma superfície de direção funcional e oferecem benefícios importantes: reduz significativamente os tempos de reparo, reabilitação e reconstrução e evita interrupções de tráfego.
Para garantir à estrada maior durabilidade e melhor resistência a rachaduras, a BASF desenvolveu o B2Last, aditivo inovador que modifica o asfalto líquido de baixa viscosidade e melhora o desempenho de adesão da mistura asfáltica.
Ao trabalhar quimicamente os componentes dentro do asfalto líquido ele cria uma rede polimérica, que melhora as propriedades elásticas do betume em altas e baixas temperaturas e produz um pavimento mais sustentável e flexível.
“Investimos em Pesquisa & Desenvolvimento para avançar na direção da sustentabilidade, promover durabilidade, menor manutenção, redução de consumo de energia, recursos e de emissões, que trazem ganhos a longo prazo”, explica Sergio Alves da Silva Junior responsável pelo negócio de B2Last da BASF para a América do Sul.
Entre os diversos benefícios, afirma o o especialista, o aditivo promove:
Maior durabilidade: a estrutura molecular aprimorada torna o asfalto mais resistente à fissuração em diversas faixas de temperatura, prolongando sua vida útil e reduzindo a necessidade de reparos frequentes.
"Quando utilizado, pode promover uma redução de custos de até 24% e prolongar a vida útil do asfalto aplicado entre 50% e 100%, ou seja, seria possível até dobrar o tempo de utilização da rodovia, se comparado a outras formulações asfálticas tradicionais", diz.
"Aditivo de betume inovador combina desempenho de asfalto e sustentabilidade: emissões significativamente menores de betume e CO2 em comparação com aplicações padrão, enquanto a resistência do asfalto também é aumentada, estendendo assim a vida útil da estrada", complementa.
De acordo com estudo feito pelo site inglês Compare The Market com dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em termos gerais o Brasil está nos últimos lugares do ranking mundial em termos de qualidade estrutural e durabilidade.
Essa classificação reflete questões relacionadas a formulações inadequadas, falhas no processo de produção e o uso de materiais contaminados, que impactam negativamente a resistência e a vida útil do asfalto.
Entre as medidas sinalizadas para solucionar o problema estão o maior investimento em infraestrutura, planejamento e gestão eficiente e a adoção de novas tecnologias e inovações.
"Neste ponto, a contribuição do B2Last demonstra o poder da química na construção de um futuro mais sustentável para a infraestrutura rodoviária. Essa solução inovadora permite estradas mais duráveis, seguras e ecologicamente corretas, contribuindo para um transporte mais eficiente e responsável", conclui.
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