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Mudanças climáticas impactam as vendas de cimento

O volume de vendas em novembro totalizou 5,3 milhões de toneladas, uma queda de 1,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC)

Assessoria de Imprensa

11/12/2023 12h37 | Atualizada em 13/12/2023 12h19


As condições climáticas extremas com temperaturas e chuvas acima da média e seca em algumas regiões brasileiras, somado ao ambiente macroeconômico instável, seguem afetando a indústria brasileira do cimento.

O volume de vendas em novembro totalizou 5,3 milhões de toneladas, uma queda de 1,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).

No acumulado do ano (janeiro a novembro), os números também foram negativos alcançando 57,5 milhões de toneladas, uma queda de 1,8% comparado ao mesmo período do ano passado.

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As condições climáticas extremas com temperaturas e chuvas acima da média e seca em algumas regiões brasileiras, somado ao ambiente macroeconômico instável, seguem afetando a indústria brasileira do cimento.

O volume de vendas em novembro totalizou 5,3 milhões de toneladas, uma queda de 1,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).

No acumulado do ano (janeiro a novembro), os números também foram negativos alcançando 57,5 milhões de toneladas, uma queda de 1,8% comparado ao mesmo período do ano passado.

Em relação ao despacho de cimento por dia útil em novembro verificou-se um aumento de 4,4% comparado a outubro e de queda de 1,3% sobre o mesmo mês de 2022, com 238,6 mil toneladas comercializadas, influenciados pelos feriados no período.

A combinação de taxa de juros elevada e endividamento que atingiu 76,6% das famílias brasileiras, apesar da leve queda nos últimos meses, impactaram negativamente o consumo das famílias.

As vendas de materiais de construção no varejo vêm apresentando retração acumulada de 2,4% até outubro. Reflexo desse cenário, aliado a uma lenta recuperação da renda da população, os lançamentos e financiamentos imobiliários vêm apresentando queda.

A confiança do consumidor, em novembro, teve leve recuo e se acomodou após a forte queda de outubro. No entanto, entre as faixas de renda, as percepções caminham em lado opostos.

Enquanto a classe mais baixa está mais pessimista, a classe média mostra recuperação e a classe alta apresenta estabilidade. Essas diferenças estão relacionadas a maior dificuldade financeira e em relação ao emprego.

O índice de confiança do setor da construção acomodou num patamar de pessimismo moderado, entretanto de forma heterogênea entre os segmentos. Na Infraestrutura há um certo otimismo, principalmente de obras viárias.

Por outro lado, a confiança das Edificações piorou pelo terceiro mês seguido. Mesmo com o lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida, o ambiente de negócios não evoluiu como esperado e a demanda continua insuficiente.

Para reverter esse desempenho será necessário ampliar os investimentos na construção civil, já sinalizado pelo governo para 2024, no desenvolvimento urbano e de infraestrutura.

Desta forma, é imprescindível impulsionar os programas habitacionais e a inclusão do pavimento de concreto como opção nas licitações de ruas e rodovias, por ser um método construtivo de maior durabilidade, mais econômico, que exerce o menor impacto ambiental e ainda traz conforto e segurança para os usuários.

“Em um mês tradicionalmente forte em vendas para o setor, a comercialização de cimento segue afetada negativamente pelas condições climáticas extremas, somada as incertezas em relação aos rumos da economia e endividamento das famílias”, afirma Paulo Camillo Penna, Presidente do SNIC.

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