Logística
SEP
01/10/2012 09h27
O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu na terça-feira (25) o grupo DTA Engenharia juntamente com o Presidente da Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (CODESA) para avaliar o andamento do projeto para a construção do Porto de Águas Profundas no Estado do Espírito Santo.
A DTA venceu o processo licitatório para desenvolver os estudos e projetos de engenharia, com o valor de R$ 20 milhões, recursos da Secretaria de Portos (SEP) por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os estudos foram iniciados em abril 2012, tão logo foi declarada a empresa vencedora e assinado o contrato.
Os estudos deverão avaliar a melhor localização e a matriz de cargas para a instalação do porto, levando em consideraçã
...O Ministro dos Portos, Leônidas Cristino, recebeu na terça-feira (25) o grupo DTA Engenharia juntamente com o Presidente da Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (CODESA) para avaliar o andamento do projeto para a construção do Porto de Águas Profundas no Estado do Espírito Santo.
A DTA venceu o processo licitatório para desenvolver os estudos e projetos de engenharia, com o valor de R$ 20 milhões, recursos da Secretaria de Portos (SEP) por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Os estudos foram iniciados em abril 2012, tão logo foi declarada a empresa vencedora e assinado o contrato.
Os estudos deverão avaliar a melhor localização e a matriz de cargas para a instalação do porto, levando em consideração os acessos, profundidade atual, interligação com a retroárea, viabilidade ambiental e custos logísticos.
O Presidente da empresa, João Acácio, apresentou ao Ministro os resultados já identificados e os produtos que poderão ser movimentados no complexo além do contêiner, que é a prioridade justamente para desafogar o Porto de Vitória. Outras demandas de graneis líquidos e sólidos também estão sendo analisadas.
Os estudos preliminares também apontaram a necessidade de uma retroárea de 1 a 1,5 milhões de metros quadrados. A identificação do local deverá ocorrer até o final deste ano e a finalização dos estudos em meados de 2013. Segundo o grupo o empreendimento levará em torno de 36 meses para sua construção, caso aprovado. Ainda de acordo com a DTA, a estimativa de movimentação é de 30 milhões de toneladas ano.
09 de janeiro 2020
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