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Logística terá aportes de R$ 20 bi em 5 anos

DCI

26/03/2010 13h23 | Atualizada em 26/03/2010 16h24


O otimismo vivido pelo setor de logística no mercado interno, que cresce a galope em termos de demanda e cerca de três vezes mais que o Produto Interno Bruto (PIB), é confirmado pelo estudo realizado pela AWRO Logística e Participações, do empresário Antonio Wrobleski Filho. Segundo o levantamento, o setor deve atrair R$ 20 bilhões em investimentos privados nos próximos cinco anos. E o termômetro desse momento de bons negócios poderá ser acompanhado na maior feira de transporte de carga, logística e comércio internacional das Américas, a 16ª Intermodal South America, que acontece entre os dias 6 e 8 de abril no Transamérica Expo Center.

O evento prevê reunir 500 expositores, 50 a mais que em 2009, com eventos inéditos, como o Inf

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O otimismo vivido pelo setor de logística no mercado interno, que cresce a galope em termos de demanda e cerca de três vezes mais que o Produto Interno Bruto (PIB), é confirmado pelo estudo realizado pela AWRO Logística e Participações, do empresário Antonio Wrobleski Filho. Segundo o levantamento, o setor deve atrair R$ 20 bilhões em investimentos privados nos próximos cinco anos. E o termômetro desse momento de bons negócios poderá ser acompanhado na maior feira de transporte de carga, logística e comércio internacional das Américas, a 16ª Intermodal South America, que acontece entre os dias 6 e 8 de abril no Transamérica Expo Center.

O evento prevê reunir 500 expositores, 50 a mais que em 2009, com eventos inéditos, como o Infra-Portos, o Intermodal Connection e o Intermodal Solutions. A feira contará com 28 mil metros quadrados este ano. Uma das expositoras será a empresa aérea de transporte de carga ABSA Cargo, que disponibilizou um espaço de 60 metros quadrados, além de participar do Fórum de Soluções, juntamente com a empresa americana Boeing, sobre o desempenho esperado do setor de carga aérea para os próximos anos.

A TNT Brasil contará com uma área de 100 metros quadrados e um investimento de aproximadamente R$ 200 mil na criação do seu espaço exclusivo, que também terá a Expresso Araçatuba, adquirida recentemente, e a Expresso Mercúrio pertencentes ao grupo.

Com o objetivo de alavancar os negócios, a feira, embora tenha 2 mil metros quadrados a mais que no ano passado, a pretende atrair o mesmo numero de visitantes da edição anterior - 45 mil. "Aumentamos o tamanho da feira para que seja mais atraente aos visitantes, e este ano primaremos pela qualidade", comentou Bárbara Nogueira, gerente da Intermodal, realizada pela United Business Media (UBM).

Eventos
Na feira, o ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito, participará, no dia 6, do encontro Infra-Portos, uma das grandes novidades do evento deste ano. Ele apresentará o projeto "Porto Sem Papel", cujas principais metas são reduzir em 25% o tempo de estadia das embarcações nos portos e melhorar em 60% as operações portuárias. O projeto é um documento virtual único que será utilizado para processar e distribuir, em tempo real, as informações utilizadas para o funcionamento do setor. Brito também falará sobre as obras previstas pelo Plano de Aceleração e Crescimento (PAC), sobre a modernização dos portos e o Plano Nacional Estratégico dos Portos. Nesse encontro, também serão debatidos a operação dos contêineres, o Plano Nacional de Logística e Transporte e a estratégia portuária brasileira.

Outra novidade será o Intermodal Connection, com palestras sobre as relações comerciais entre o Brasil e seus principais parceiros comerciais. Estarão presentes a Câmara de Comércio Argentino-Brasileira de São Paulo, a Câmara Brasil-China e a Câmara Americana de Comércio.

Na Intermodal Solutions Fórum, palestras gratuitas serão o destaque que a feira disponibilizará aos visitantes. No programa serão abordados temas como o perfil do profissional de logística, soluções para negociar com o Mercosul e com o mercado comum europeu, além de sustentabilidade em empreendimentos logísticos, entre outros.

Nesta nova edição da Intermodal haverá 50 novos expositores, dentre eles a empresa alemã de logística Dachser, o Ministério da Economia, Infraestrutura e Transporte de Tecnologia da Baviera (Alemanha), a Gross Cargo, empresa brasileira de agentes de carga, e a Racional, empresa de engenharia e logística.

Expositores
Outras companhias mais tradicionais lá estarão, como a TNT Brasil, que participa do evento pela quarta vez e que irá alugar uma área para expor o seu caminhão. "A empresa está investindo alto para atrair bons negócios no setor. Queremos mostrar a diversidade de produtos que oferecemos aos nossos clientes", comentou o diretor de Marketing da empresa, Ricardo Gelain.

Segundo Gelain, a TNT Brasil pretende reforçar a campanha de entrega rodoviária expressa, que consiste em entregas levadas por rodovia a países da América Latina, a custo mais baixo e em tempo similar ao da entrega aérea. "Esse é um produto inovador, e queremos atrair players de outros países com o custo mais baixo", finalizou Gelain.

A empresa ABSA Cargo acredita que, por conta da crise global que afetou o mundo ano passado, a redução do fluxo de carga aérea foi um dos reflexos mais visíveis da tensão causada nesse segmento nos últimos meses. Entretanto, a empresa crê que este cenário já está bastante recuperado e pretende abordar esse assunto no evento conjunto com a Boeing, no Fórum de Soluções criado este ano pela feira.

A gigante do setor Hamburg Süd, que também detém a empresa Aliança Navegação e Logística, contará com um espaço de 200 metros quadrados e aproveitará a exposição no evento para estreitar o relacionamento com clientes e divulgar ao mercado os serviços que oferece.

Nova parceria
Para reduzir custos na área de logística, o grupo São Martinho e a Rumo Logística, braço logístico da Cosan S.A., anunciaram esta semana parceria em um projeto de embarque e transporte ferroviário de açúcar do interior de São Paulo até o Porto de Santos que irá reduzir os custos logísticos de transporte da commodity em cerca de 20%. O potencial da parceria é de embarque e transporte de 2 milhões de toneladas de açúcar na safra 2011/12.

Segundo o presidente do Grupo São Martinho, Fábio Venturelli, o acordo prevê a utilização do terminal de embarque de açúcar da São Martinho - localizado na linha férrea da ALL, parceira da Rumo - existente na região de Ribeirão Preto (SP) para fazer a captação do açúcar produzido na região. O terminal da São Martinho tem capacidade de armazenagem estática de 220 mil toneladas, 10% do volume anual esperado. Além disso, tem um pátio com espaço para cerca de 100 vagões ferroviários.

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