Assessoria de imprensa
31/03/2022 11h00 | Atualizada em 31/03/2022 12h28
Até o início de abril, o setor metroferroviário brasileiro recebe as primeiras locomotivas de carga equipadas com tecnologias diesel-elétricas que aprimoram a descarbonização em âmbito mundial.
A Wabtec fará a entrega das primeiras locomotivas ES44ACi – totalmente customizadas para as ferrovias brasileiras – para empresas como Suzano, MRS e Rumo. A ES44ACi (Evolution Series) é a mais recente inovação tecnológica em locomotivas diesel-elétricas.
“No coração das locomotivas estão os motores a diesel da série Evolution que, com apenas 12 cilindros, produzem os mesmos 4.500 hp de seus pre
...Até o início de abril, o setor metroferroviário brasileiro recebe as primeiras locomotivas de carga equipadas com tecnologias diesel-elétricas que aprimoram a descarbonização em âmbito mundial.
A Wabtec fará a entrega das primeiras locomotivas ES44ACi – totalmente customizadas para as ferrovias brasileiras – para empresas como Suzano, MRS e Rumo. A ES44ACi (Evolution Series) é a mais recente inovação tecnológica em locomotivas diesel-elétricas.
“No coração das locomotivas estão os motores a diesel da série Evolution que, com apenas 12 cilindros, produzem os mesmos 4.500 hp de seus predecessores de 16 cilindros”, explica Daniela Ornelas, vice-presidente de produtos da Wabtec.
“Isso representa maior eficiência energética e menos emissões, graças ao projeto voltado à eficiência térmica da combustão, aliado a um sistema duplo de resfriamento do ar de admissão”, completa, destacando que os equipamentos contam com motores turboalimentados de quatro tempos, equipados com injeção eletrônica.
Segundo ela, a tecnologia permite que a máquina, além de 6% de economia de combustível, ganhe maior potência.
“Os materiais de alta resistência empregados na ES44ACi também melhoram a confiabilidade do motor diesel e aumentam drasticamente os intervalos para as grandes manutenções, diminuindo os custos operacionais no ciclo de vida da locomotiva”, diz ela.
Os filtros centrífugos adotados nos motores permitem dobrar o intervalo entre trocas de óleo lubrificante, diminuindo as perdas e aumentando a disponibilidade operacional.
Já a tecnologia ARC (Advanced Rail Cleaner) consiste no mais moderno sistema de limpeza de trilhos para aumentar a aderência das locomotivas e, consequentemente, incrementar a capacidade de tração e evitar paradas indesejadas.
“Estamos diante de uma alternativa para melhorar ainda mais a eficiência das nossas ferrovias, além de reduzirmos a emissões e reduzir custos operacionais” complementa a executiva.
13 de novembro 2024
13 de novembro 2024
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade