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FERROVIÁRIO
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Locomotivas de carga mais sustentáveis chegam ao Brasil

No final deste mês, Suzano, MRS e Rumo começam a receber a mais recente tecnologia da Wabtec em sustentabilidade e descarbonização

Assessoria de imprensa

31/03/2022 11h00 | Atualizada em 31/03/2022 12h28


Até o início de abril, o setor metroferroviário brasileiro recebe as primeiras locomotivas de carga equipadas com tecnologias diesel-elétricas que aprimoram a descarbonização em âmbito mundial.

A Wabtec fará a entrega das primeiras locomotivas ES44ACi – totalmente customizadas para as ferrovias brasileiras – para empresas como Suzano, MRS e Rumo. A ES44ACi (Evolution Series) é a mais recente inovação tecnológica em locomotivas diesel-elétricas.

“No coração das locomotivas estão os motores a diesel da série Evolution que, com apenas 12 cilindros, produzem os mesmos 4.500 hp de seus predecessores de 16 cilindros”, explica Daniela Ornelas, vice-presidente de produtos da Wabtec.

“Isso representa maior eficiência energética e menos emissões, graças ao projeto voltado à eficiência térmica da combustão, aliado a um sistema duplo de resfriamento do ar de admissão”, completa, destacando que os equipamentos contam com motores turboalimentados de quatro tempos, equipados com injeção eletrônica.

Segundo ela, a tecnolog

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Até o início de abril, o setor metroferroviário brasileiro recebe as primeiras locomotivas de carga equipadas com tecnologias diesel-elétricas que aprimoram a descarbonização em âmbito mundial.

A Wabtec fará a entrega das primeiras locomotivas ES44ACi – totalmente customizadas para as ferrovias brasileiras – para empresas como Suzano, MRS e Rumo. A ES44ACi (Evolution Series) é a mais recente inovação tecnológica em locomotivas diesel-elétricas.

“No coração das locomotivas estão os motores a diesel da série Evolution que, com apenas 12 cilindros, produzem os mesmos 4.500 hp de seus predecessores de 16 cilindros”, explica Daniela Ornelas, vice-presidente de produtos da Wabtec.

“Isso representa maior eficiência energética e menos emissões, graças ao projeto voltado à eficiência térmica da combustão, aliado a um sistema duplo de resfriamento do ar de admissão”, completa, destacando que os equipamentos contam com motores turboalimentados de quatro tempos, equipados com injeção eletrônica.

Segundo ela, a tecnologia permite que a máquina, além de 6% de economia de combustível, ganhe maior potência.

“Os materiais de alta resistência empregados na ES44ACi também melhoram a confiabilidade do motor diesel e aumentam drasticamente os intervalos para as grandes manutenções, diminuindo os custos operacionais no ciclo de vida da locomotiva”, diz ela.

Os filtros centrífugos adotados nos motores permitem dobrar o intervalo entre trocas de óleo lubrificante, diminuindo as perdas e aumentando a disponibilidade operacional.

Já a tecnologia ARC (Advanced Rail Cleaner) consiste no mais moderno sistema de limpeza de trilhos para aumentar a aderência das locomotivas e, consequentemente, incrementar a capacidade de tração e evitar paradas indesejadas.

“Estamos diante de uma alternativa para melhorar ainda mais a eficiência das nossas ferrovias, além de reduzirmos a emissões e reduzir custos operacionais” complementa a executiva.

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