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Liberada construção de mais 162 km da Ferrovia Oeste-Leste

Os quatro primeiros lotes já estão em construção

A Tarde OnLine

07/10/2013 18h41 | Atualizada em 07/10/2013 22h05


Com orçamento estimado em R$ 775 milhões, as obras no lote 5 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) já podem ser retomadas. A liberação ocorreu na quarta-feira, 4, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O trecho que corresponde ao lote tem 162 quilômetros de extensão e vai do Riacho da Barroca, em Caetité, sudoeste baiano, ao início da  Ponte do Rio São Francisco.

Sem data definida para a retomada da construção, o ministro dos Transportes, César Borges,  disse  que agora só depende da Mendes Júnior, empresa responsável pela obra.

"Mas devemos iniciar o mais rápido possível. Hoje temos que comemorar a decisão do TCU, que ainda falta liberar o lote 5A (que corresponde à construção da ponte próximo a Bom Jesus da Lapa

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Com orçamento estimado em R$ 775 milhões, as obras no lote 5 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) já podem ser retomadas. A liberação ocorreu na quarta-feira, 4, pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O trecho que corresponde ao lote tem 162 quilômetros de extensão e vai do Riacho da Barroca, em Caetité, sudoeste baiano, ao início da  Ponte do Rio São Francisco.

Sem data definida para a retomada da construção, o ministro dos Transportes, César Borges,  disse  que agora só depende da Mendes Júnior, empresa responsável pela obra.

"Mas devemos iniciar o mais rápido possível. Hoje temos que comemorar a decisão do TCU, que ainda falta liberar o lote 5A (que corresponde à construção da ponte próximo a Bom Jesus da Lapa), e também os lotes 6 e 7", disse o ministro.

Os lotes 2 a 4 da Fiol, entre os municípios baianos de Jequié e Caetité, estão com a construção em andamento. Já o lote 1 é o que está mais atrasado. "Este lote estava parado por uma questão judicial com a construtora responsável. Um acordo foi feito e as obras retomadas em agosto último", explica o ministro.

Ele ressalta que hoje é preciso apenas a liberação do TCU para a construção prosseguir  nos demais lotes, já que todos eles já estão com a licença ambiental.

PAC

A construção da Fiol faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e é uma alternativa de transporte para atender às necessidades das regiões produtoras de minério de ferro de Caetité e Tanhaçu, no sul  da Bahia, e as produtoras de grãos no oeste da Bahia e no sudeste do Tocantins.  A ferrovia formará um corredor de transporte que otimizará a operação do Porto Sul, em Ilhéus.

O empreendimento possui 1.527 km de extensão e envolve investimentos estimados em R$ 7,2 bilhões, até 2014.  Conforme dados da Valec, estatal responsável pelas obras, o projeto da construção também contribui para a geração de empregos. Hoje são 7.200 pessoas atuando diretamente na obra.

 

 

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