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Leilão da BR-262/MG entre Betim e Uberaba é marcado para outubro

A nova concessão inclui a BR-262/MG com início no entroncamento com a BR-381/MG (Betim/MG) até o entroncamento com a BR-050/MG (Uberaba/MG)

Assessoria de Imprensa

23/07/2024 11h13 | Atualizada em 24/07/2024 12h00


Está marcado para 31 de outubro o leilão da BR-262/MG entre Betim e Uberaba. O edital de concessão do trecho foi aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no dia 22 de julho.

A concessão, com duração de 30 anos, prevê mais de R$ 8,5 bilhões em investimentos na rodovia. A portaria com as regras está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23/7) e o edital está disponível no site da Agência.

O edital é o início da solução para um trecho atualmente em processo de devolução. Os 438,9 km da BR-262/MG, agora batizada co

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Está marcado para 31 de outubro o leilão da BR-262/MG entre Betim e Uberaba. O edital de concessão do trecho foi aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no dia 22 de julho.

A concessão, com duração de 30 anos, prevê mais de R$ 8,5 bilhões em investimentos na rodovia. A portaria com as regras está publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23/7) e o edital está disponível no site da Agência.

O edital é o início da solução para um trecho atualmente em processo de devolução. Os 438,9 km da BR-262/MG, agora batizada como Rota do Zebu, a serem leiloados integram atualmente o trecho sob concessão da Triunfo Concebra, que abrange as BR-060/153/262/DF/GO/MG.

“A nova concessão retomará investimentos neste importante corredor logístico de Minas Gerais, que envolve o transporte do agronegócio, mineração e o comércio em geral. Com o projeto, estamos buscando prover infraestrutura terrestre de qualidade”, destaca o relator do projeto, o diretor da ANTT Guilherme Theo Sampaio.

A nova concessão inclui a BR-262/MG com início no entroncamento com a BR-381/MG (Betim/MG) até o entroncamento com a BR-050/MG (Uberaba/MG). Entre as melhorias previstas estão 44,3 km de duplicação, 168,8 km de faixas adicionais, 3,63 km de vias marginais, duas correções de traçado, 10 viadutos, uma passagem subterrânea, 17 passarelas, uma rampa de escape, 100 pontos de ônibus, 17 barreiras antirruído, 9 caixas de produtos perigosos, 3 passagens de fauna e um ponto de parada e descanso.

Será o quarto leilão do ano e vamos avançando na proposta de ativos para a iniciativa privada. Este é um novo capítulo na história da BR-262/MG", disse o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale

Tecnologia – Além das melhorias na estrutura da rodovia, a concessão contará com maior emprego de tecnologia. No contrato estão previstas a instalação de um sistema de Detecção Automática de Incidentes, Sistema de Apoio à Gestão do Tráfego e duas unidades meteorológicas. Em termos de monitoramento, a rodovia também contará com um amplo circuito fechado de TV, com 221 câmeras distribuídas pelo trecho, além de 50 em passarelas e 28 em edificações.

Modalidade – O critério do leilão será o maior desconto tarifário, exigindo aportes de recursos para descontos superiores a 18% da tarifa. O depósito deve ser realizado pela concessionária para garantir a sustentabilidade econômico-financeira do projeto durante os 30 anos de concessão. Esta abordagem visa reinvestir os recursos no projeto através de vários mecanismos contratuais.

Considerando que se trata de um trecho em fase de devolução, a proposta inclui a transição operacional entre a operadora atual, Triunfo Concebra, e a futura concessionária. Para isso, a nova administradora deverá elaborar um plano de transição para assegurar a continuidade dos serviços. A expectativa é que o contrato seja firmado no primeiro trimestre de 2025.

"Este é um projeto importante que coloca fim a um trecho em devolução, que abre a esperança da população que vive nessa região para novos investimentos como duplicações, terceiras faixas e ainda questões de segurança. Será o quarto leilão do ano e vamos avançando na proposta de ativos para a iniciativa privada. Este é um novo capítulo na história da BR-262/MG", afirma Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT.

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