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Joint-venture assume construção de 2º túnel do complexo de São Gotardo

Foco principal da obra rodoviária na Suíça inclui um túnel de 7,3 km com diâmetro de 12,3 m

New Civil Engineer

05/09/2022 09h20 | Atualizada em 06/09/2022 17h03


Por meio de um contrato de £ 408 milhões, assinado com o Swiss Federal Roads Office (Fedro), a construção no trecho norte de um 2º túnel no complexo rodoviário São Gotardo está prevista para ser tocada pela joint-venture Secondo Tubo – composta por Implenia e Frutiger.

Pelo acordo, o Secondo Tubo irá construir 7,9 km de túneis a partir do ramal norte, esperando-se que os trabalhos sejam concluídos em 2029.

Será feito ainda um contrato separado para a escavação da seção sul do túnel, com 9 km de comprimento.

O segundo túnel rodoviário deve aliviar o tráfego utilizando o túnel existente no longo prazo, mas o túnel atual será remodelado antes de ambos os túneis serem colocados simultaneamente em serviço.

Espera-se que os túneis estejam em funcionamento até 2032. O projeto não prevê aumento da capacidade, uma vez que apenas uma via estará aberta em qualquer direção, mesmo quando os túneis estiverem abertos.

O foco principal do trabalho a ser realizado pela Secondo Tubo é um túnel de

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Por meio de um contrato de £ 408 milhões, assinado com o Swiss Federal Roads Office (Fedro), a construção no trecho norte de um 2º túnel no complexo rodoviário São Gotardo está prevista para ser tocada pela joint-venture Secondo Tubo – composta por Implenia e Frutiger.

Pelo acordo, o Secondo Tubo irá construir 7,9 km de túneis a partir do ramal norte, esperando-se que os trabalhos sejam concluídos em 2029.

Será feito ainda um contrato separado para a escavação da seção sul do túnel, com 9 km de comprimento.

O segundo túnel rodoviário deve aliviar o tráfego utilizando o túnel existente no longo prazo, mas o túnel atual será remodelado antes de ambos os túneis serem colocados simultaneamente em serviço.

Espera-se que os túneis estejam em funcionamento até 2032. O projeto não prevê aumento da capacidade, uma vez que apenas uma via estará aberta em qualquer direção, mesmo quando os túneis estiverem abertos.

O foco principal do trabalho a ser realizado pela Secondo Tubo é um túnel de 7,3 km com diâmetro de 12,3 m, que será feito por uma tuneladora.

De acordo com a Fredo, a montagem da TBM no local da obra deve começar no outono (no Hemisfério Norte) do próximo ano.

Mas antes de se iniciarem os trabalhos no túnel principal perfurado pelo TBM, será construído um túnel de 160 m de comprimento.

Os trabalhos incluem ainda 430 m de perfuração e de túnel escavado por hidrodemolição em uma seção do complexo geotécnico no meio do túnel de 7,9 km, que será realizado a partir de um túnel de acesso de 4 km, em contrato separado.

Quando a TBM atingir a seção de 430 m, será revisada antes de ser relançada para completar a escavação do túnel.

Além disso, a Secondo Tubo também construirá duas estruturas de ventilação subterrânea e estabelecerá uma fábrica de produção de concreto e instalações de fundição de revestimento pré-fabricado dentro de antigas cavernas militares.

Segundo a Fedro, a Secondo Tubo garantiu o trabalho com base tanto na qualidade como no preço, bem como na experiência, que será crucial para o projeto.

"A construção do 2º túnel dará uma grande contribuição para a melhoria da ligação rodoviária Norte-Sul na Suíça”, disse o CEO da Implenia, André Wyss.

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