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Iveco diversifica para obter 10% de fatia em caminhões

22/03/2010 12h58 | Atualizada em 22/03/2010 16h10


O ano de 2010 deverá ser de expansão para a fabricante de caminhões Iveco. A empresa, controlada pelo grupo Fiat, espera alcançar 10% das vendas de caminhões no Brasil. A estratégia para retomar o crescimento da participação de mercado - que em 2009 ficou estagnada em 7,6% por conta da crise de crédito - é manter a abertura de novos pontos de venda e ampliar os nichos de atuação.

De acordo com o presidente da companhia, Marco Mazzu, a entrada do grupo Iveco no segmento de veículos médios deve representar parte desse crescimento. Com o Vertis - que foi pré-lançado em outubro do ano passado, com previsão de chegar ao mercado em maio -, a montadora espera alcançar 10% de fatia nas vendas de caminhões. O veículo fica na faixa de 9

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O ano de 2010 deverá ser de expansão para a fabricante de caminhões Iveco. A empresa, controlada pelo grupo Fiat, espera alcançar 10% das vendas de caminhões no Brasil. A estratégia para retomar o crescimento da participação de mercado - que em 2009 ficou estagnada em 7,6% por conta da crise de crédito - é manter a abertura de novos pontos de venda e ampliar os nichos de atuação.

De acordo com o presidente da companhia, Marco Mazzu, a entrada do grupo Iveco no segmento de veículos médios deve representar parte desse crescimento. Com o Vertis - que foi pré-lançado em outubro do ano passado, com previsão de chegar ao mercado em maio -, a montadora espera alcançar 10% de fatia nas vendas de caminhões. O veículo fica na faixa de 9 a 13 toneladas e oferece um custo operacional menor que os mais pesados. Segundo Mazzu, a expectativa de expansão também será na faixa dos semipesados, na qual a Iveco atua com o Tector.

O grupo aposta também nas novas linhas de extrapesados Stralis NR, lançadas sexta-feira em Santa Catarina. Foram investidos R$ 30 milhões no desenvolvimento do produto. As duas famílias de caminhões - nas versões 460 NR, 410 NR e 380 NR - demandaram uma pesquisa envolvendo 50 clientes da Iveco e 18 meses de apuração das informações. A expectativa da empresa é vender entre 4,5 mil a 4 mil unidades do Stralis em 2010. O preço do extrapesado deverá ficar na faixa de R$ 280 mil a R$ 390 mil.

Em 2009, de acordo com dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a Iveco vendeu 7.810 caminhões. O resultado coloca a empresa do grupo Fiat atrás das líderes Man, controladora dos caminhões Volkswagen, com 34.341 unidades, e Mercedez Benz, com 32.32 veículos vendidos.

A empresa também aposta em um política agressiva de multiplicação dos pontos de venda. Desde 2007, a rede já investiu R$ 400 milhões em inaugurações de novas concessionárias em parceria com os grupos investidores. Recentemente, foi inaugurada a loja de número 90 e a expectativa é chegar a 130 em 2012.

Nos próximos meses, a previsão é de que três novos pontos de venda serão anunciados pela Iveco. No Sul do Rio Grande do Sul, o Costa Bebber passará a atender as regiões de Pelotas, Santa Maria, Alegrete, Uruguaiana e Rio Grande, com três novas lojas que devem ser inauguradas nos próximos 40 dias. Há também um novo contrato no interior de São Paulo e outro acordo que a Iveco mantém em segredo. Em 2007, a companhia tinha 52 concessionárias no Brasil.

"Entramos no mercado em 2007 e somos hoje uma empresa melhor e maior do que há três anos. Nossa missão é ser a melhor montadora de caminhões do ponto de vista dos nossos clientes, que é o que nos interessa", diz Mazzu. Desde que chegou ao mercado brasileiro, a Iveco vem alcançando taxas expressivas de crescimento de mercado: partiu de 3,5% para 5,6% em 2007. Em 2008, alcançou cerca de 7,6% de mercado, taxa que se manteve estável no ano passado.

Os planos de crescimento não contemplam novos investimentos na fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais. De acordo com o presidente da companhia, o aporte de R$ 80 milhões realizado para a inauguração de uma linha de caminhões pesados, no ano passado, sustenta a expansão da empresa para os próximos cinco anos. De 2007 a 2012, a empresa vai completar um ciclo de investimentos de R$ 570 milhões. A capacidade instalada da unidade é para a fabricação de 40 mil veículos.

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