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Italiana INC leva Rodoanel de MG

Obra prevê a construção de 70 km, o que demandará investimentos de R$ 4,1 bilhões

Valor Econômico

15/08/2022 11h11 | Atualizada em 17/08/2022 17h18


O grupo italiano INC venceu o leilão da Parceria Público Privada (PPP) do Rodoanel da região metropolitana de Belo Horizonte, realizado na semana passada (12), relata reportagem do jornal Valor Econômico.

Com sede em Turim, a empresa já opera duas concessões rodoviárias de grande porte na Itália e atua ainda como construtora e com ferrovias.

Entre analistas, a entrada de um novo operador estrangeiro no mercado brasileiro vinha sendo apontada como uma perspectiva remota, diante do cenário econômico desafiador e do ano eleitoral.

No leilão, a empresa fez uma oferta de 12,14% de desconto sobre o valor que será pago pelo Estado. Co

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O grupo italiano INC venceu o leilão da Parceria Público Privada (PPP) do Rodoanel da região metropolitana de Belo Horizonte, realizado na semana passada (12), relata reportagem do jornal Valor Econômico.

Com sede em Turim, a empresa já opera duas concessões rodoviárias de grande porte na Itália e atua ainda como construtora e com ferrovias.

Entre analistas, a entrada de um novo operador estrangeiro no mercado brasileiro vinha sendo apontada como uma perspectiva remota, diante do cenário econômico desafiador e do ano eleitoral.

No leilão, a empresa fez uma oferta de 12,14% de desconto sobre o valor que será pago pelo Estado. Com isso, derrotou a proposta de seu único concorrente, o grupo China Railway Construction Corporation (CRCC), que deu lance de 10,2% de deságio.

Com o desconto, o governo mineiro deverá desembolsar um total de R$ 2,4 bilhões na PPP. Esse deságio se aplica à contraprestação (R$ 91,1 milhões) paga nos três primeiros anos, e ao aporte inicial para a obra (de R$ 2,1 bilhões).

Além disso, será feito um pagamento adicional de R$ 211 milhões, que será direcionado a uma conta de contingência do projeto.

Com a vitória, a INC terá que tirar do papel, desde o zero, o anel viário. Inicialmente, está prevista a construção de 70 km, o que demandará investimentos de R$ 4,1 bilhões – contabilizando a obra e as desapropriações necessárias.

No total, o Rodoanel deverá ter 100 km. Os demais 30 km necessários para concluir o projeto ainda poderão ser inseridos ao longo do contrato, mediante reequilíbrio econômico-financeiro.

A construção deverá ter início em 2024, sendo que a expectativa é que a fase de licenciamento ambiental e projeto executivo leve ao menos um ano e meio, informa o Valor.

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