CERTIFICAÇÃO
Assessoria de Imprensa
04/07/2019 11h00
O Instituto Alphageos de Tecnologia é o único totalmente nacional a receber Acreditação da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para inspecionar e certificar os Projetos e Obras de concessões em 12 setores, que incluem aeroportos, portos, rodovias, ferrovias, mineração e energia, entre outros. No Brasil, a certificação só pode ser feita por órgãos devidamente Acreditados.
“A Inspeção Acreditada é usada mundialmente para mitigar riscos nos projetos e obras de infraestrutura, além de atestar conformidade técnica, aumentando a previsibilidade econôm
...O Instituto Alphageos de Tecnologia é o único totalmente nacional a receber Acreditação da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para inspecionar e certificar os Projetos e Obras de concessões em 12 setores, que incluem aeroportos, portos, rodovias, ferrovias, mineração e energia, entre outros. No Brasil, a certificação só pode ser feita por órgãos devidamente Acreditados.
“A Inspeção Acreditada é usada mundialmente para mitigar riscos nos projetos e obras de infraestrutura, além de atestar conformidade técnica, aumentando a previsibilidade econômica e de tempo de execução e entrega das obras”, aponta Pedro Bruno Barros, da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI).
O Instituto nasce para preencher lacuna histórica e necessária para o cenário atual de desenvolvimento do país.
O Instituto Alphageos foi criado e submetido a um minucioso processo de auditoria até receber certificação.
Paula Baillot, presidente do Grupo Alphageos, explica que há mais de 30 anos o Instituto atua nas áreas de sondagens a percussão, projetos de fundações, escavações, terraplenos, supervisão, fiscalização e auditoria da qualidade de obras e está entre as líderes desse mercado.
A chegada do Instituto complementa o escopo de serviços oferecidos pelo Grupo Alphageos ao cobrir as áreas de qualidade, checagem, verificação, auditoria, inspeção e certificação.
A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) do Governo Federal lançou, em dezembro de 2017, uma normativa recomendando que toda e qualquer concessão governamental passe pelo processo de inspeção acreditada.
A certificação de conformidade deve ser emitida por um organismo independente, de terceira parte, devidamente acreditado.
O Inmetro também ressalta a relevância, e mais do que isso, a necessidade de entidades capacitadas para realizar o trabalho de certificação, a que o Instituto Alphageos está habilitado, preenchendo uma lacuna histórica.
“É muito importante haver organismos de inspeção acreditados pelo Inmetro para empreendimentos de infraestrutura, pois sua atuação amplia a confiança no cumprimento dos prazos e orçamentos”, analisa Aldoney Freire Costa, coordenador-geral de acreditação em exercício da Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE).
Esta atividade chega para atender a uma demanda do governo brasileiro em razão de seu papel essencial durante o processo de realização dos estudos de viabilidade, projetos de engenharia e na avaliação da execução das obras de empreendimentos de infraestrutura, fruto da parceria entre setores público e privado.
“A Inspeção Acreditada prevê a verificação da viabilidade Econômica do Projeto e a inspeção técnica e financeira da Obra, atestando um controle efetivo de qualidade, prazos e custos.” exemplifica Péricles Arilho, diretor do Instituto Alphageos com mais de 20 anos de experiência nessa área. “Esse tipo de controle é o que o Brasil precisa para dar transparência e atender aos critérios de Compliance que a indústria da construção civil tanto precisa.”
Compliance
A inspeção Acreditada assegura que a empresa atende integralmente as normas do Compliance, pois desde o início inspeciona o projeto e verifica se o valor da obra não será ultrapassado, além de garantir velocidade, economia, qualidade e segurança das obras.
Relatórios de Inspeção contam em sua produção, do acompanhamento das obras por meios digitais e “in loco”, com visitas não-programadas, e após sua conclusão são encaminhados para a empresa vencedora da licitação, ao Inmetro e órgãos do governo.
As inspeções estão baseadas na norma 17020, amplamente adotada na Europa, especialmente na Itália. Ele prevê desde o controle de qualidade da matéria prima, às obras, passando pelo projeto à fiscalização da segurança dos trabalhadores.
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade