P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
MINERAÇÃO
Voltar

Iniciativa zera emissões atmosféricas na troca de carros de grelha em mineração

Parte do processo produtivo da Samarco, carros de grelha são utilizados para transportar pelotas de minério de ferro até o forno de pelotização

Assessoria de Imprensa

24/03/2022 11h00 | Atualizada em 24/03/2022 12h56


Um projeto implementado pelas equipes de produção e de engenharia da Samarco no Complexo de Ubu, em Anchieta (ES), alterou o controle da camada total de pelotas e zerou os registros de emissões atmosféricas causadas pela troca de carros de grelha.

Antes da ação, realizada desde julho de 2021, os particulados da camada de fundo na zona de secagem eram carregados para os precipitadores após a troca de carro, enquanto as pelotas verdes cruas (antes da queima), que se localizavam próximas ao fluxo prioritário, chegavam com excesso de umidade na zona de queima, gerando vapor.

A adoção de diferentes medidas, como ajustes no controle da velocidade da grelha, no comando para tocar a sirene dos equipamentos e no momento de ligar os discos de pelotamento, mudou essa realidade, principalmente por induzir maior quantidade de pelotas verdes onde estavam ausentes.

“Temos o benefício da disponibilidade para a produção de mais 10 mil toneladas métricas secas de pelotas por ano, que é uma estimativa para quando estivermos na capacidade máxima da usina”, disse o engenheiro de automação da minieradora, Thiago de Andrade Mac

...

Um projeto implementado pelas equipes de produção e de engenharia da Samarco no Complexo de Ubu, em Anchieta (ES), alterou o controle da camada total de pelotas e zerou os registros de emissões atmosféricas causadas pela troca de carros de grelha.

Antes da ação, realizada desde julho de 2021, os particulados da camada de fundo na zona de secagem eram carregados para os precipitadores após a troca de carro, enquanto as pelotas verdes cruas (antes da queima), que se localizavam próximas ao fluxo prioritário, chegavam com excesso de umidade na zona de queima, gerando vapor.

A adoção de diferentes medidas, como ajustes no controle da velocidade da grelha, no comando para tocar a sirene dos equipamentos e no momento de ligar os discos de pelotamento, mudou essa realidade, principalmente por induzir maior quantidade de pelotas verdes onde estavam ausentes.

“Temos o benefício da disponibilidade para a produção de mais 10 mil toneladas métricas secas de pelotas por ano, que é uma estimativa para quando estivermos na capacidade máxima da usina”, disse o engenheiro de automação da minieradora, Thiago de Andrade Machado, destacando os principais resultados.

“Além disso, essa correção permite um melhor controle do retorno da produção quando paramos o forno para troca de carro grelha”, acrescentou.

Parte do processo produtivo da Samarco, os carros de grelha são utilizados para transportar as pelotas de minério de ferro até o forno de pelotização. As pelotas são colocadas no forno para realização do procedimento que visa aumentar a resistência mecânica das pelotas.

Como o espaço útil dos carros deve ser ocupado ao máximo, é realizado o monitoramento do nível da camada de pelotas inseridas. Em média, é realizada a troca de dois carros por dia, para manutenção.

“O forno da usina 4, de Ubu, conta com cerca de 300 carros de grelha”, informa a companhia.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade