Assessoria de Imprensa
08/03/2024 10h17 | Atualizada em 14/03/2024 08h23
O Índice ABCR referente a fevereiro de 2024 avançou 0,3% no comparativo com janeiro, considerando os dados dessazonalizados.
O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria.
Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves subiu 0,9%, enquanto o fluxo de veículos pesados aumentou 0,3%.
Comparado ao mesmo período de 2023, o índice total avançou 6,7%, impulsionado pelo crescimento disseminado entre as aberturas por tipo de v
...O Índice ABCR referente a fevereiro de 2024 avançou 0,3% no comparativo com janeiro, considerando os dados dessazonalizados.
O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria.
Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves subiu 0,9%, enquanto o fluxo de veículos pesados aumentou 0,3%.
Comparado ao mesmo período de 2023, o índice total avançou 6,7%, impulsionado pelo crescimento disseminado entre as aberturas por tipo de veículos: 5,7% de leves e, em maior magnitude, 10,2% de pesados.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 5,4%, fruto do aumento de 5,8% de veículos leves e de 4,3% de pesados.
“O crescimento modesto de leves em fevereiro, após queda no mês passado, reforça a análise de acomodação do índice em patamares historicamente elevados nesse início de ano, uma vez que está apenas 0,9% abaixo de dezembro de 2023, quando atingiu o maior patamar da série histórica”, comentam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves.
“Do ponto de vista econômico, há forças atuando em diferentes direções sobre as decisões de viagens a passeio das famílias. Por um lado, há os benefícios da relativa melhora das condições financeiras, diante da redução dos juros bancários e aumento das concessões de crédito para pessoas físicas, além do aquecimento adicional das condições do mercado de trabalho”, prosseguem.
“Por outro lado, há as influências negativas da pressão inflacionária de alimentos e uma atenuação das transferências de renda governamentais”, apontam.
De acordo com os analistas, para pesados – semelhantemente aos leves – o desempenho mostra manutenção do atual nível de aquecimento, com variação apenas 0,2% abaixo de novembro de 2023, quando atingiu o máximo histórico.
“Vale especial atenção à dinâmica do indicador nos próximos meses para avaliar em que medida a menor produção agrícola projetada para 2024 afetará o desempenho desse índice”, observam.
“Por outro lado, os setores mais sensíveis ao ciclo econômico, como comércio e indústria, atuam no sentido positivo, beneficiados pela melhora das condições financeiras, com efeitos positivos sobre o consumo de bens duráveis pelas famílias”, completam os especialistas da Tendências.
Estados – No Rio de Janeiro, o fluxo total demonstrou alta de 0,3% comparado a janeiro, em termos dessazonalizados.
O resultado decorreu do aumento de 0,5% de veículos leves, mais do que compensando a queda de 1,1% de pesados.
Na comparação com fevereiro de 2023, o índice total registrou aumento de 4,3%. O resultado foi determinado pela alta de 3,7% de leves e 7,7% de pesados, mantida a métrica de comparação interanual.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 4,1%, fruto do aumento de 4,1% de veículos leves e 4,0% de pesados.
Em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos aumentou 0,9% em fevereiro em termos dessazonalizados.
O segmento de leves apresentou incremento de 0,5%, enquanto pesados caiu 0,2%.
Em relação ao mesmo período de 2023, o índice total aumentou 7,5%. O fluxo pedagiado de veículos leves cresceu 6,2%, enquanto o fluxo de pesados aumentou 12%.
Nos últimos 12 meses, o índice total acumula avanço de 5,8%, fruto do aumento de 6,1% de veículos leves e de 4,7% de pesados.
27 de novembro 2024
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