P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR
EMPRESAS
Voltar

HTB avança na construção da nova usina termoelétrica na região Norte do Brasil

A HTB é responsável por toda a execução dos serviços de construção civil, incluindo concreto, estrutura metálica, infraestrutura, sistemas subterrâneos e acabamentos arquitetônicos

Assessoria de imprensa

17/09/2025 21h27


Em uma das regiões mais estratégicas para o futuro energético do Brasil, a HTB está à frente das obras civis de um projeto de grande impacto: a construção da Usina Termoelétrica Manaus I, da Companhia Energética Amazonense (CEA).

A HTB é responsável por toda a execução dos serviços de construção civil, incluindo concreto, estrutura metálica, infraestrutura, sistemas subterrâneos e acabamentos arquitetônicos.

“A construção da UTE Manaus I é um marco estratégico para garantir a segurança energética da região Norte. Mais que gerar energi

...

Em uma das regiões mais estratégicas para o futuro energético do Brasil, a HTB está à frente das obras civis de um projeto de grande impacto: a construção da Usina Termoelétrica Manaus I, da Companhia Energética Amazonense (CEA).

A HTB é responsável por toda a execução dos serviços de construção civil, incluindo concreto, estrutura metálica, infraestrutura, sistemas subterrâneos e acabamentos arquitetônicos.

“A construção da UTE Manaus I é um marco estratégico para garantir a segurança energética da região Norte. Mais que gerar energia, o projeto impulsiona a economia local, promove desenvolvimento sustentável e fortalece a presença da HTB na região. Participar dessa obra tem sido desafiador e enriquecedor - uma oportunidade de contribuir com soluções inovadoras e de alto impacto. Cada etapa representa o compromisso com a busca de melhor eficiência construtiva e com o meio ambiente”, relata Rafael Rieth, Gerente de Negócio da HTB

Tecnologia e precisão em meio aos desafios da Amazônia - A UTE Manaus I encontra-se na fase de execução dos acabamentos arquitetônicos e redes enterradas, com todas as edificações verticalizadas — exceto os prédios da ETA (Estação de Tratamento de Água) e ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), que estão em andamento.

Já foram executados aproximadamente 75% de todo o concreto previsto e 100% da montagem das estruturas metálicas

A execução da UTE Manaus I, afirma Rieth, exigiu soluções específicas para lidar com as condições ambientais extremas e os desafios logísticos da região Norte. Entre os destaques técnicos, estão:

- Aterro hidráulico com areia, utilizado para garantir a estabilidade e drenagem do solo em função do elevado índice pluviométrico da região.
- Uso do trench box na execução de redes subterrâneas profundas, assegurando a segurança dos trabalhadores durante escavações.

Construir no coração da floresta amazônica exige mais do que expertise técnica — requer resiliência, planejamento e cooperação.

O transporte de materiais, boa parte via modal fluvial, pode levar até 21 dias e exige um controle logístico rigoroso. Além disso, as condições climáticas, com chuvas intensas e calor excessivo, impactam diretamente a produtividade.

Outro desafio está na simultaneidade de frentes de trabalho (concreto, estrutura metálica, infraestrutura e arquitetura) concentradas em um espaço compacto. Isso demanda uma coordenação precisa para manter o andamento integrado das etapas.

Legado sustentável - A UTE Manaus I será movida a gás natural produzido no próprio estado do Amazonas (Urucú) e terá capacidade instalada de 162.905 kW, com potencial licenciado de até 246.052 kW para futuras expansões.

Utilizará turbinas Siemens, sendo duas TG´s SGT-800 (gás) e uma TV SST-400 (vapor), conformando um ciclo combinado de alta eficiência.

Além de substituir usinas antigas e poluentes, o projeto assegura fornecimento confiável de energia para a região Norte e para o Polo Industrial de Manaus, um dos principais motores econômicos do Norte, e amplia a atratividade para novos investimentos industriais.

Além disso, a geração de energia da usina será conectada ao Sistema Integrado Nacional (SIN), sistema que interliga as usinas geradoras de energia aos consumidores de norte a sul do país por meio de uma vasta rede de transmissão.

“Trabalhar na construção de uma termelétrica em Manaus é, sem dúvida, um desafio logístico e técnico. No entanto, é justamente essa complexidade que torna o projeto tão significativo e inspirador. Cada etapa vencida reforça o comprometimento da nossa equipe, que une experiência, compromisso e inovação para entregar um projeto de grande impacto”, comenta Paulo Almeida, Gerente de Negócio.

P U B L I C I D A D E

ABRIR
FECHAR

P U B L I C I D A D E

P U B L I C I D A D E

Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP

Telefone (11) 3662-4159

© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade