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Grupos CCR e Comporte disputam leilão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM

Denominado Lote Alto Tietê, este projeto de concessão trata de transferir para a iniciativa privada em um contrato de 25 anos, as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, incluindo o Expresso Aeroporto

Diário dos Trilhos

26/03/2025 10h25 | Atualizada em 27/03/2025 05h44


O leilão para a concessão à iniciativa privada de três linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá uma concorrência com empresas já conhecidas dos passageiros de trens em São Paulo, com duas propostas apresentadas.

As concorrentes serão o Grupo Comporte, empresa que compôe a concessionária Tic Trens que terá a gestão da Linha 7-Rubi e o Grupo CCR, que atualmente opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade.

Os valores são desconhecidos, uma vez que serão revelados na próxima sexta, dia 28, quando os envelopes serão abertos e o vencedor definido.

Sobre a

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O leilão para a concessão à iniciativa privada de três linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá uma concorrência com empresas já conhecidas dos passageiros de trens em São Paulo, com duas propostas apresentadas.

As concorrentes serão o Grupo Comporte, empresa que compôe a concessionária Tic Trens que terá a gestão da Linha 7-Rubi e o Grupo CCR, que atualmente opera as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade.

Os valores são desconhecidos, uma vez que serão revelados na próxima sexta, dia 28, quando os envelopes serão abertos e o vencedor definido.

Sobre a concessão das linhas 11, 12 e 13 - Denominado Lote Alto Tietê, este projeto de concessão trata de transferir para a iniciativa privada em um contrato de 25 anos, as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, incluindo o Expresso Aeroporto.

A estimativa de investimento é na ordem de R$ 14,3 bilhões e o atendimento a pleitos antigos da população como, por exemplo, a ampliação da Linha 11-Coral e a extensão da Linha 13-Jade até Bonsucesso, em Guarulhos, além da construção de oito novas estações, entre elas, Cézar de Souza em Mogi das Cruzes.

Além disso, outras 24 paradas serão reformadas para ter melhorias em acessibilidade e outros itens importantes, mas também será obrigação da concessionária, eliminar as PNs, passagens em nível de rua ou travessia de pedestres com os trilhos, seja construindo viadutos e ou túneis.

A futura operadora deverá contar com uma frota total de 103 trens para atender os três ramais, número superior inclusive ao atual empregado neste trecho, e até o momento conforme os documentos do processo, sem a necessidade inicial da compra de mais trens.

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