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Governo planeja leilão da BR-381 para o quarto trimestre

Rodovia liga Belo Horizonte e Governador Valadares, na Região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. Ao todo, foram considerados 304 km de extensão do trecho

O Estado de Minas

28/09/2022 15h59


O Plano de Outorga e as minutas de edital e contrato da concessão da BR-381, que liga Belo Horizonte e Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, foram encaminhados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ao Tribunal de Contas da União (TCU), na semana passada. O leilão deve ocorrer no 4º trimestre de 2022.

Ao todo, foram considerados somente 304 km da extensão da rodovia, trecho de interligação entre os polos de consumos das duas cidades mineiras, apelidada de “rodovia da morte” em Minas.

O sistema rodoviário também permite a conexão entre estados do Brasil e o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, mineração e indústrias de matrizes econômicas variadas.

Com o encaminhamento, o TSU avaliará o projeto e toda a documentação, que inclui os estudos de viabilidade técnico-econômica ambiental. Após passar pela aprovação dos ministros, o processo seguirá o cronograma previsto.

Diante da necessidade de tornar o projeto mais atrativo, o Ministério da Infraestrutura (Minfra) fez novos estudo

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O Plano de Outorga e as minutas de edital e contrato da concessão da BR-381, que liga Belo Horizonte e Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais, foram encaminhados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) ao Tribunal de Contas da União (TCU), na semana passada. O leilão deve ocorrer no 4º trimestre de 2022.

Ao todo, foram considerados somente 304 km da extensão da rodovia, trecho de interligação entre os polos de consumos das duas cidades mineiras, apelidada de “rodovia da morte” em Minas.

O sistema rodoviário também permite a conexão entre estados do Brasil e o escoamento de produtos agrícolas, pecuários, mineração e indústrias de matrizes econômicas variadas.

Com o encaminhamento, o TSU avaliará o projeto e toda a documentação, que inclui os estudos de viabilidade técnico-econômica ambiental. Após passar pela aprovação dos ministros, o processo seguirá o cronograma previsto.

Diante da necessidade de tornar o projeto mais atrativo, o Ministério da Infraestrutura (Minfra) fez novos estudos, o que ocasionou a mudança do que havia sido anteriormente submetido a leilão, e que incluía trecho da BR-362 ligando Minas Gerais ao Espírito Santo.

Além disso, a tarifa de pedágio foi reduzida em 12,41%. Foram adicionadas algumas obras no Programa de Exploração da Rodovia (PER), e foram feitos alguns ajustes relacionados às obras de estabilização de taludes e nas implementações de rotatórias alongadas.

Também foi efetuada a mudança de localização da interseção do km 431,94 e ajuste no quantitativo relacionado à iluminação de curvas côncavas.

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