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Governo de SP recebe 1º trem da Linha 6-Laranja

Linha vai ligar a Zona Norte ao Centro e contará com 15 estações, com conexões com as linhas Azul, Amarela, Rubi e Diamante. Expectativa é atender cerca de 630 mil passageiros por dia

G1

24/07/2025 06h50


O governo do Estado de São Paulo recebeu no dia 10 de julho o primeiro dos 22 trens que vão operar na Linha 6-Laranja do Metrô.

O trem será usado para testes a partir de setembro. Anunciada em 2008, a obra acumula atrasos sucessivos.

A Linha 6 vai ligar a Zona Norte ao Centro da capital paulista e contará com 15 estações subterrâneas, com conexões com as linhas Azul, Amarela, Rubi e Diamante. A expectativa é atender cerca de 630 mil passageiros por dia.

A previsão de entrega era 2012. No entanto, o projeto só foi oficialmente lançado pelo governo do estado em agosto de 2011. O edital foi publicado em 2013, com o contrat

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O governo do Estado de São Paulo recebeu no dia 10 de julho o primeiro dos 22 trens que vão operar na Linha 6-Laranja do Metrô.

O trem será usado para testes a partir de setembro. Anunciada em 2008, a obra acumula atrasos sucessivos.

A Linha 6 vai ligar a Zona Norte ao Centro da capital paulista e contará com 15 estações subterrâneas, com conexões com as linhas Azul, Amarela, Rubi e Diamante. A expectativa é atender cerca de 630 mil passageiros por dia.

A previsão de entrega era 2012. No entanto, o projeto só foi oficialmente lançado pelo governo do estado em agosto de 2011. O edital foi publicado em 2013, com o contrato assinado em dezembro do mesmo ano.

Com investimento superior a R$ 10 bilhões e contrato de concessão por 25 anos, a previsão inicial de início da operação era 2020. No entanto, as obras foram suspensas em 2016 e o contrato com o consórcio responsável foi rescindido em 2018.

Somente em 2020 as obras foram retomadas, após a concessão ser assumida pela Linha Uni, empresa responsável pela nova fase do projeto. A previsão então passou a ser 2025, mas o prazo voltou a ser adiado.

Agora, o governo do estado trabalha com a estimativa de que os trens comecem a operar em setembro de 2026.

Com os atrasos na desapropriação de áreas e mudanças no projeto da estação 14 Bis, o contrato de concessão foi estendido de 25 para 28 anos.

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