Correio Braziliense
03/07/2023 11h15 | Atualizada em 05/07/2023 13h53
O governo federal anuncia nesta segunda-feira, 3, o início das obras na ferrovia de integração Leste-Oeste em Ilhéus, na Bahia.
A integração ferroviária consolidará um corredor de escoamento de minério da região sul do estado e de grãos da região oeste. Segundo o governo federal, "quando estiver em plena operação, estima-se uma redução de 86% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera". A previsão de conclusão e início da operação é a partir de 2027.
A Fiol é composta por três trechos, sendo que o primeiro trecho (Fiol 1) liga as
...O governo federal anuncia nesta segunda-feira, 3, o início das obras na ferrovia de integração Leste-Oeste em Ilhéus, na Bahia.
A integração ferroviária consolidará um corredor de escoamento de minério da região sul do estado e de grãos da região oeste. Segundo o governo federal, "quando estiver em plena operação, estima-se uma redução de 86% na emissão de gases do efeito estufa na atmosfera". A previsão de conclusão e início da operação é a partir de 2027.
A Fiol é composta por três trechos, sendo que o primeiro trecho (Fiol 1) liga as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, percorrendo 537 quilômetros (km) de extensão e passa por 19 municípios.
O lote 1F é um dos quatro lotes de construção da Fiol 1 e conta com 127 km de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. As obras no lote 1F contam com investimento inicial da ordem de R$ 1,5 bilhão e têm previsão de durar 36 meses.
No total, a Fiol terá 1.527 km de extensão, aproximadamente. Vai ligar o futuro Porto de Ilhéus (no litoral da Bahia) ao município de Figueirópolis (no Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul.
18 de dezembro 2024
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