Logística
Jornal do Comércio
09/04/2010 15h10
O governo Lula incluiu no PAC 2 recursos para viabilizar a Ferrovia da Integração do Sul do Brasil S/A (Ferrosul). São R$ 9 milhões para realizar estudos de viabilidade visando a estender os trilhos de São Paulo até o porto do Rio Grande, na nova ferrovia pública estatal chamada Ferrovia Norte/Sul.
Essa boa notícia é resultado de duas condições: mobilização e vontade política.
A visão de um Estado fomentador do desenvolvimento move essa soma de esforços. É um projeto de longo prazo, por isso exige compromisso, responsabilidade e projetos consequentes.
No Estado, esse projeto é resultado da movimentação de lideranças do Norte gaúcho. Fui o primeiro a assinar a Carta de Nonoai, considerada a certidão de nascimento d
...O governo Lula incluiu no PAC 2 recursos para viabilizar a Ferrovia da Integração do Sul do Brasil S/A (Ferrosul). São R$ 9 milhões para realizar estudos de viabilidade visando a estender os trilhos de São Paulo até o porto do Rio Grande, na nova ferrovia pública estatal chamada Ferrovia Norte/Sul.
Essa boa notícia é resultado de duas condições: mobilização e vontade política.
A visão de um Estado fomentador do desenvolvimento move essa soma de esforços. É um projeto de longo prazo, por isso exige compromisso, responsabilidade e projetos consequentes.
No Estado, esse projeto é resultado da movimentação de lideranças do Norte gaúcho. Fui o primeiro a assinar a Carta de Nonoai, considerada a certidão de nascimento da Ferrosul, junto a organizações que vem na reativação das ferrovias públicas maior economia no transporte de produtos, menor impacto ambiental, maior segurança e interligação entre os portos e longínquas regiões.
Os fretes ferroviários são de 30% a 40% mais baratos que os rodoviários. Como presidente do Legislativo, levei a proposta aos legislativos do Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, e juntos levamos aos governadores a ideia, que foi acatada em novembro de 2009.
A criação da Ferrosul depende de que cada Executivo dos quatro estados envie projetos de lei aos seus legislativos para criar uma nova empresa de planejamento, construção e operação de ferrovias e sistemas logísticos, sob controle público. Os estados do Codesul farão a gestão da nova empresa.
Os estados de SC e PR já aprovaram os projetos de criação da Ferrosul, faltando RS e MS. A Ferrosul é um projeto de logística que interliga os estados do Sul, Centro-Oeste e os países do Mercosul, desobstrui gargalos logísticos e reduz o preço dos fretes.
Nesta região exportadora, há grande trânsito de grãos, minérios e combustíveis, confirmando o transporte ferroviário como a melhor alternativa no caso latino-americano, com potencial futuro para transporte de passageiros.
Economia, segurança, sustentabilidade e integração acompanham esse movimento. Sua concretização é um novo marco no planejamento estratégico da região.
09 de janeiro 2020
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade