Equipamentos
Assessoria de Imprensa
05/03/2015 08h58
O Tunnel Boring Machine (TBM), o ‘Tatuzão’, equipamento que escava os túneis da Linha 4 do Metrô pelo subsolo da Zona Sul do Rio de Janeiro, chegou à Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na manhã desta quarta-feira (25/02). Esta foi a primeira vez que o equipamento atravessou uma parede de estação.
Entre a Estação General Osório e a Praça Nossa Senhora da Paz, o ‘Tatuzão’ escavou aproximadamente 1.000 metros. Ao mesmo tempo em que escava, a máquina instala as aduelas, anéis de concreto que formam os túneis. Todas as aduelas necessárias para a construção do túnel entre Ipanema e Gávea já foram produzidas e estão estocadas na Leopoldina.
O governador Luiz Fernando Pezão, o secretário estadual de Transportes, Carlos Rob
...O Tunnel Boring Machine (TBM), o ‘Tatuzão’, equipamento que escava os túneis da Linha 4 do Metrô pelo subsolo da Zona Sul do Rio de Janeiro, chegou à Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na manhã desta quarta-feira (25/02). Esta foi a primeira vez que o equipamento atravessou uma parede de estação.
Entre a Estação General Osório e a Praça Nossa Senhora da Paz, o ‘Tatuzão’ escavou aproximadamente 1.000 metros. Ao mesmo tempo em que escava, a máquina instala as aduelas, anéis de concreto que formam os túneis. Todas as aduelas necessárias para a construção do túnel entre Ipanema e Gávea já foram produzidas e estão estocadas na Leopoldina.
O governador Luiz Fernando Pezão, o secretário estadual de Transportes, Carlos Roberto Osorio, e outras autoridades, além de colaboradores do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras da Linha 4 do Metrô entre Ipanema e Gávea, e convidados - como representantes de associações comerciais e de moradores de Ipanema e Leblon - acompanharam a chegada do ‘Tatuzão’ à Estação Nossa Senhora da Paz.
“Esta é a maior obra da América do Sul. Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos vão ser durante um mês, mas a mobilidade será um grande legado para a população. Está tudo dentro do prazo”, afirmou o governador.
O secretário estadual de Transportes, Carlos Osorio, disse que a chegada do Tatuzão à Estação Nossa Senhora da Paz representa o avanço da obra do metrô pela Zona Sul carioca.
“Esse é um momento muito emblemático para todos nós do Rio de Janeiro. O Tatuzão ganhou a velocidade de cruzeiro e isso nos dá segurança ainda maior para a conclusão das obras antes do prazo”, disse o secretário.
Ele ainda explicou as próximas etapas da escavação do ‘Tatuzão’, que seguirá em direção ao Leblon, depois de passar pela Estação Nossa Senhora da Paz: a máquina será arrastada por dentro da estação, durante cerca de um mês, e segue pelo leito da Rua Visconde de Pirajá até a Estação Jardim de Alah, onde deve chegar em meados de agosto. Depois de ser novamente arrastado, o ‘Tatuzão’ continua a escavação pelo leito da Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, até a Estação Antero de Quental, chegando na segunda quinzena de outubro. Em dezembro, o equipamento chega ao final do Leblon, na Rua Visconde de Albuquerque, onde se encontra ao túnel que vem sendo escavado da Barra da Tijuca em direção à Gávea.
ô, o engenheiro Marcos Vidigal, a chegada do Tunnel Boring Machine (TBM) à Estação Nossa Senhora da Paz é um marco muito importante para esta que é a maior obra de infraestrutura urbana em execução na América Latina. Ele ressaltou a importância do método construtivo e as soluções de engenharia para construir numa área densamente povoada, com solo tão específico.
“A construção de estações e túneis em uma área como a Zona Sul do Rio de Janeiro é de extrema complexidade e requer as melhores soluções de engenharia e a utilização das mais modernas tecnologias. Isso pelas características do solo, que apresenta um misto de rocha e areia altamente saturada, mas, principalmente, por estarmos trabalhando em uma área densamente povoada e edificada”, explica Vidigal. “Na Linha 4 do Metrô do Rio de Janeiro, contamos com o que há de melhor na engenharia nacional e internacional, e o TBM - aliado ao que temos de melhor, que é o nosso capital humano - é um desses instrumentos”, afirma o engenheiro.
A Estação Nossa Senhora da Paz é uma das seis estações da Linha 4 do Metrô (Barra da Tijuca – Ipanema), uma obra do Governo do Estado do Rio de Janeiro, e a primeira a receber a máquina, batizada como Bárbara, em homenagem à Santa padroeira dos operários de túneis. A estação está completamente escavada e com acabamentos finalizados no acesso de passageiros pela Rua Joana Angélica. A estação vai beneficiar, a partir de 2016, 47 mil pessoas por dia.
Nesta estação, os acabamentos já foram finalizados no acesso de passageiros pela Rua Joana Angélica: o piso de granito foi assentado e as paredes ganharam pastilhas verdes e placas de revestimento em tons pastéis. A estrutura definitiva do acesso, com cobertura de vidros e guarda corpo, também está instalada. Um painel que mostra como a história da Igreja Nossa Senhora da Paz se mistura à história do bairro acompanha todo o trajeto dos passageiros. Ele servirá de base para os azulejos, pintados a mão, que serão colocados ao fim da obra.
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