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EcoRodovias vence leilão da BR-101/ES/BA 

Contrato prevê descontos tarifários para usuários com tag e isenção de pedágio para motos, enquanto as obras de ampliação previstas somam 263 km

Assessoria de Imprensa

26/06/2025 16h25 | Atualizada em 26/06/2025 16h29


A EcoRodovias venceu o leilão de concessão da BR-101/ES/BA, realizado hoje (26) na B3, garantindo a continuidade da gestão do trecho de 478 km que liga o Espírito Santo à Bahia.

O leilão faz parte do processo de modernização e otimização do contrato da sua concessionária Ecovias 101, que já opera o trecho desde 2013.

Com o resultado, a empresa inicia um novo plano de modernização da rodovia, com mais de R$ 10 bilhões em investimentos para a execução de obras e operação do trecho, além de implantar descontos tarifários para usuários do sistema de pagamento eletrô

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A EcoRodovias venceu o leilão de concessão da BR-101/ES/BA, realizado hoje (26) na B3, garantindo a continuidade da gestão do trecho de 478 km que liga o Espírito Santo à Bahia.

O leilão faz parte do processo de modernização e otimização do contrato da sua concessionária Ecovias 101, que já opera o trecho desde 2013.

Com o resultado, a empresa inicia um novo plano de modernização da rodovia, com mais de R$ 10 bilhões em investimentos para a execução de obras e operação do trecho, além de implantar descontos tarifários para usuários do sistema de pagamento eletrônico (tag) e isenção para motos, categoria atualmente pagante.

“O novo contrato vem na esteira das modernizações no setor implementadas pelo Governo e pela ANTT”, comenta Marcello Guidotti, CEO da EcoRodovias.

“O modelo traz mais segurança jurídica e torna viável a realização dos investimentos necessários para o trecho capixaba da BR-101”, diz.

Nos primeiros três anos do novo contrato estão previstos investimentos que chegam a R$ 1,82 bilhão, incluindo a conclusão de 84 km de duplicações, 9,45 km de marginais, 19 novos retornos, 6 km de ciclovias, 4 passarelas e 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, além do início das obras dos contornos de Ibiraçu e Fundão.

A assinatura do termo aditivo está prevista para os próximos meses. A partir disso, o ciclo de investimentos será iniciado em até 30 dias.

“Esse novo modelo permite soluções sustentáveis imediatas, como terceiras faixas em regiões com restrições ambientais, por exemplo”, ressalta Roberto Amorim, diretor superintendente da concessionária, estimando que os períodos mais intensos de obras vão gerar cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos por ano.

O novo contrato prevê a execução de obras de grande impacto para o Espírito Santo e para a logística do país, como mais de 263 km de ampliações de pistas entre duplicações, faixas adicionais, vias marginais e contornos.

Confira os principais investimentos:

  • 172,8 km de duplicações, inclusive em segmentos do trecho norte
  • 41,1 km de faixas adicionais entre Mucuri (BA) e Linhares (ES)
  • 33,6 km de vias marginais
  • Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km)
  • 14 novos trevos em desnível
  • 39 retornos em nível
  • 40 passarelas para pedestres
  • 75 novos pontos de ônibus
  • 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros
  • 34 passagens de fauna, entre outras obras

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