Logística
DCI
13/08/2015 12h51
- A Ecoporto Santos, do grupo Ecorodovias, está nas etapas finais de um investimento de R$ 172 milhões com a meta de aumentar a participação de mercado, após vários trimestres de queda da tarifa da operação de cais.
As quedas foram devido à maior concorrência no Porto de Santos e em meio à redução da demanda nos terminais. Agora, a companhia, que oferece serviços de logística na margem direita do porto, está investindo a quantia desde o ano passado para ganhar eficiência e a expectativa é atingir pelo menos 105 a 110 movimentos por hora por navio com os novos equipamentos, ante a média atual de 55.
O investimento também envolve o redesenho da retaguar
...- A Ecoporto Santos, do grupo Ecorodovias, está nas etapas finais de um investimento de R$ 172 milhões com a meta de aumentar a participação de mercado, após vários trimestres de queda da tarifa da operação de cais.
As quedas foram devido à maior concorrência no Porto de Santos e em meio à redução da demanda nos terminais. Agora, a companhia, que oferece serviços de logística na margem direita do porto, está investindo a quantia desde o ano passado para ganhar eficiência e a expectativa é atingir pelo menos 105 a 110 movimentos por hora por navio com os novos equipamentos, ante a média atual de 55.
O investimento também envolve o redesenho da retaguarda da operação, com pequenos caminhões para operação no terminal (terminal tracktors) e um sistema para ganhar agilidade. As obras civis são a última parte do investimento, que soma R$ 40 milhões e deve ser desembolsada entre esse ano e o ano que vem, com a instalação de um acréscimo de cais para os trilhos dos portêineres.
"A expectativa é de que esse nosso ganho de competitividade faça com que sejamos mais atrativos comercialmente e recuperemos participação de mercado", disse o diretor-presidente do Ecoporto Santos, José Eduardo Bechara.
Resultados
A participação de mercado da operação de cais do Ecoporto Santos caiu de 9,9% no quarto trimestre de 2014 para 6,9% nos primeiros três meses de 2015. A Ecorodovias começou a atuar no segmento portuário em 2012, com a aquisição do antigo Complexo Tecondi. O complexo mudou de nome para Ecoporto no ano seguinte, e a empresa já chegou a ter 17% do mercado, diz Bechara.
Mais recentemente, porém, ela tem sofrido com a alta concorrência no porto devido à entrada de novos competidores, como a Embraport e a Brasil Terminal Portuário, que iniciaram operações em 2013. O porto, que tinha capacidade anual de atendimento para 3 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), passou a atender 8 milhões de TEUs com a capacidade plena, segundo a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). /Reuters
09 de janeiro 2020
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