Assessoria de Imprensa
08/10/2020 11h00 | Atualizada em 08/10/2020 12h41
No dia 5 de outubro foi comemorado o Dia Mundial da Arquitetura. Neste ano, para comemorar a data o tema escolhido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) foi “Rumo a um futuro urbano melhor”. Segundo o presidente da UIA, Thomas Vonier, “o planejamento urbano, o projeto e a arquitetura são essenciais para um futuro urbano melhor para todos”.
A UIA celebrou a data com um webinar. Moderado por Vonier e pelo secretário-geral da UIA, Serban Tiganas, o evento virtual apresentou painéis com especialistas globais para debater os desafios que as cidades de hoje enfrentam.
As associações que representam 3,2 milhões de arquitetos em todo o mundo mostr
...No dia 5 de outubro foi comemorado o Dia Mundial da Arquitetura. Neste ano, para comemorar a data o tema escolhido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) foi “Rumo a um futuro urbano melhor”. Segundo o presidente da UIA, Thomas Vonier, “o planejamento urbano, o projeto e a arquitetura são essenciais para um futuro urbano melhor para todos”.
A UIA celebrou a data com um webinar. Moderado por Vonier e pelo secretário-geral da UIA, Serban Tiganas, o evento virtual apresentou painéis com especialistas globais para debater os desafios que as cidades de hoje enfrentam.
As associações que representam 3,2 milhões de arquitetos em todo o mundo mostraram como o planejamento urbano e a arquitetura podem tornar as comunidades fortes, seguras, equitativas e acessíveis.
Criado pela União Internacional de Arquitetos em 1985, o Dia Mundial da Arquitetura é comemorado em paralelo ao Dia Mundial do Habitat da ONU, cujo tema este ano é 'Moradia para Todos: Um Futuro Urbano Melhor'.
Até 31 de outubro, a ONU promoverá eventos, debates e comemorações sobre o tema, quando será celebrado o Dia Mundial das Cidades, de acordo com a Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, especialmente o Objetivo 11, de “tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis”.
O presidente da UIA destaca que a pandemia está remodelando os costumes e espaços sociais em todo o mundo, e afetando as populações mais pobres e vulneráveis de maneira desproporcional. “Em muitas das cidades do mundo, as pessoas não podem seguir práticas seguras, simplesmente porque não têm água e ar limpos, e até mesmo o próprio espaço”, afirma Vonier. “As políticas urbanas devem garantir serviços adequados, abrigo e espaços recreativos para todos os cidadãos.”
No Brasil, as comemorações do Dia Mundial da Arquitetura e do Outubro Urbano seguiram os debates propostos pela 'Carta-Aberta à Sociedade e aos (às) Candidatos (as) nas Eleições Municipais de 2020 – Um projeto de cidades pós-pandemia', lançada pelo Colegiado de Entidades Nacionais de Arquitetos e Urbanistas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. “É preciso que a gente mude a cultura da gestão das cidades brasileiras”, afirma o presidente do CAU/BR, Luciano Guimarães.
O tema voltará a ser abordado no 27o Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), que a UIA promove em julho de 2021, no Rio de Janeiro, com apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).
25 de abril 2025
25 de abril 2025
Av. Francisco Matarazzo, 404 Cj. 701/703 Água Branca - CEP 05001-000 São Paulo/SP
Telefone (11) 3662-4159
© Sobratema. A reprodução do conteúdo total ou parcial é autorizada, desde que citada a fonte. Política de privacidade